Haddad desmente Bolsonaro e diz que Lula nunca quis entrar na OCDE

Da revista Fórum – O ex-ministro Fernando Haddad, candidato à presidência pelo PT nas eleições de 2018, comentou nesta quinta-feira (10) as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre a relação entre o Brasil e a OCDE. Segundo Haddad, o país já foi várias vezes convidado para entrar na organização no governo Lula, mas sempre recusou.

“Ao contrário do que diz Bolsonaro, o Brasil, durante o governo Lula, foi várias vezes sondado pelo secretário-geral da OCDE para integrá-la, mas nunca quis perder, como aliás nenhum dos BRICS, o grau de liberdade política (policy space) que países em desenvolvimento detêm”, publicou o petista em suas redes.

- Publicidade -

Durante live presidencial, Bolsonaro afirmou que Lula e Dilma nunca conseguiriam entrar na organização. “O Brasil tentou em 2017. Não é entrar de hoje pra amanhã, leva mais de ano essa entrada. E não deu certo, era o presidente Temer e o Brasil começou a ter problemas e isso foi esfriado. Agora no governo do PT nem tentaram, não iam conseguir, né, não iam conseguir de jeito nenhum”, afirmou o presidente.

A OCDE virou assunto do momento após os Estados Unidos recuarem no apoio ao ingresso do Brasil na entidade. Segundo Trump e Bolsonaro, isso é “fake news”, mas o país ficou para depois da Argentina. “Estava a Argentina, a Romênia na frente. Nós não queremos torcer pra que ninguém fique pra trás. […] A 1ª vez que estive com Trump, eu pedi pra ele esse apoio. Ele imediatamente nos deu. Agora, não depende só dele”, disse ainda durante a live.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.