Início Brasil COLETIVA: Evo enfatiza a importância dos EUA no golpe da Bolívia e detona OEA; VEJA!

COLETIVA: Evo enfatiza a importância dos EUA no golpe da Bolívia e detona OEA; VEJA!

por Portal Click Política

Evo Morales, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (13), no México, onde recebeu asilo político, e fez várias afirmações a respeito do golpe de Estado que o país sofreu e a estratégia política que seu partido pretende adotar daqui por diante.

Sobre o golpe em si, Morales enfatizou a importância do envolvimento dos Estados Unidos em todo o processo, especialmente através da atuação da Organização dos Estados Americanos (OEA). Segundo ele, “a OEA está a serviço do império norte-americano. Não trabalha em favor dos povos latino-americanos, e muito menos dos movimentos sociais”. Além disso, Evo propôs que a entidade mudasse seu nome para “Organização dos Estados do Norte”.

Uma das acusações do ex-pesidente sobre o comportamento da OEA tem a ver com o informe que a entidade publicou na manhã de domingo (10), com um parecer preliminar, sem conclusão, mas fazendo alusão de que teria havido fraude nas eleições presidenciais do dia 20 de outubro. O documento foi utilizado pelos grupos golpistas para justificar suas ações posteriores.

Segundo Evo, “a OEA decidiu tomar (no domingo) uma posição política, não técnica, nem jurídica”. O presidente deposto também acusou o secretário-geral da entidade de “ajudar a provocar uma matança na Bolívia”.

Outro ponto importante da entrevista foi quando disse que, se o cenário de confrontação em seu país continuar, ele poderia voltar para dialogar uma saída. “Se meu povo pedir, estamos dispostos a voltar e trabalhar para apaziguar o país”. Segundo ele, “a única forma de parar esta situação é com um diálogo nacional”.

Click Política

Deixe seu Comentário

Você também pode gostar

Deixe o Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência em anúncios, clique em aceitar para fechar esta janela. Aceitar