Início Brasil Homem acusado de invasão em terras indígenas, se reúne com Onyx, Salles e general Heleno; VEJA!

Homem acusado de invasão em terras indígenas, se reúne com Onyx, Salles e general Heleno; VEJA!

por Portal Click Política

Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Ricardo Salles (Meio Ambiente) receberam um empresário réu por uso de cianeto na Amazônia e investigado por compra de ouro ilegal e um dos pioneiros na invasão das terras dos índios ianomâmis junto a representantes de garimpeiros do interior do Pará.

O fato foi divulgada por Leandro Prazeres, nesta quinta-feira (14) no site da revista Época, após pedido por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). A reunião foi realizada no dia 16 de setembro, mas a lista completa dos integrantes não foi divulgada.

O encontro aconteceu em meio à crise causada pelo bloqueio da BR-163, no Oeste do Pará, após as ações de órgãos ambientais contra garimpos clandestinos na Amazônia. A rodovia havia ficado bloqueada por quatro dias e tinha sido liberada pelos garimpeiros no dia 13 de setembro, três dias antes da reunião.

Entre os convidados estava o presidente da Associação Nacional do Ouro (Anoro), Dirceu Santos Frederico Sobrinho. Em 2016, ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal do Pará por crime ambiental. Ele e sua empresa, a Mineradora Ouro Roxo LTDA (que atua no garimpo de ouro) foram acusados de contaminar o meio ambiente com cianeto, substância altamente tóxica utilizada para a purificação do ouro. A ação está em tramitação na Justiça Federal do Pará.

Click Política

Deixe seu Comentário

Você também pode gostar

Deixe o Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência em anúncios, clique em aceitar para fechar esta janela. Aceitar