Hillary Clinton vira chanceler de universidade do Reino Unido




Cargo é equivalente ao de reitora, mas apenas para funções simbólicas e geralmente é indicado para estrangeiros; ela se torna a primeira mulher a ocupar a posição na Universidade de Belfast. Foto de arquivo mostra Hillary Clinton em sua cerimônia de doutorado honoris causa na Universidade de Belfast ‘Queen’s’, na Irlanda, em outubro de 2018.
Universidade de Belfast ‘Queen’s’
A ex-secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, foi apresentada nesta quinta-feira (2) como chanceler da Universidade de Belfast ‘Queen’s’, na Irlanda do Norte. É a primeira vez na história da instituição que uma mulher assume o cargo.
Segundo a instituição, a chanceler vai cumprir três papéis principais: o cerimonial, o de embaixadora, e o de conselheira para o reitor universitário.
“A Universidade destaca internacionalmente, neste momento, sua pesquisa e impacto. Eu tenho orgulho de contribuir com o aumento da sua reputação e excelência”, disse em nota Clinton.
O cargo de chanceler, em instituições do Reino Unido, é geralmente ocupado por personalidades estrangeiras que são responsáveis pela internacionalização da instituição de ensino.
Durante cinco anos Clinton também terá direito de integrar o conselho universitário e atuará em parceria com o reitor, Stephen Prenter.
De acordo com o professor Prenter, durante seu período como primeira-dama dos Estados Unidos, Hillary Clinton contribuiu “consideravelmente” com o processo de paz na Irlanda do Norte e por isso é um “modelo a ser seguido pela comunidade acadêmica”.
Em 2018, a norte-americana recebeu o título de doutora honoris causa da instituição irlandesa. Em 2016, ela foi candidata à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, perdendo a eleição para o atual presidente, Donald Trump.
Veja abaixo um perfil da então candidata à presidência dos EUA feito pela Globo News, em vídeo.
Hillary Clinton: a trajetória da candidata democrata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui