Qassem Soleimani: quem é o general iraniano e qual é sua importância no Oriente Médio




Guga Chacra comenta morte de Chefe da Guarda Revolucionária Iraniana
Qassem Soleimani, general morto em um ataque aéreo em Bagdá nesta quinta-feira (2), segundo informações da TV estatal iraniana e agências de notícias, é um dos homens mais poderosos do Irã.
Ele é alto líder das forças armadas do Irã e visto como um herói nacional. O militar é major-general da Força Al Quds, a força de elite da Guarda Revolucionária, que comanda a geopolítica do país.
Ele é muito próximo do líder supremo do Irã, o Aiatolá Ali Khamenei, e considerado a principal figura de inteligência militar no país.
O porta-voz da milícia iraquiana, apoiada pelo Irã, atribuiu a morte de Qassem Soleimani aos americanos e aos israelenses. Mas os governos dos EUA e de Israel ainda não se pronunciaram sobre o assunto.
Caso seja confirmado que ele morreu em um ataque dos EUA, a notícia tem um grande impacto geopolítico em um momento de escalada de tensão entre os EUA e o Irã, que se reflete no Iraque.
Guga Chacra, comentarista da GloboNews, falou sobre o impacto da morte de Qassem, que pode ser maior do que a de Osama Bin Laden, visto que ele era o principal comandante das forças militares iranianas (veja o vídeo acima).
Em abril de 2019, os Estados Unidos designaram a Guarda Revolucionária do Irã, principal grupo das forças de segurança do país, como uma organização terrorista. Foi a primeira vez que Washington rotulou formalmente uma unidade militar de outro país como terrorista.
A Guarda Revolucionária Iraniana é uma organização paramilitar formada após a Revolução Islâmica de 1979. Na ocasião, o governo do país passou a ser supervisionado pelo clero. A guarda responde somente ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que ocupa o posto há 30 anos.
Em foto de 2016, Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária Iraniana, participa de um reunião em Terrã, no Irã
Office of the Iranian Supreme Leader via AP, Arquivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.