Trump está aberto a negociações com o Irã, diz secretário de segurança nacional dos EUA




Robert O’Brien afirmou a jornalistas que Irã deve ‘se comportar como um país normal que faz parte da comunidade internacional de nações’. Robert O’Brien, conselheiro de segurança nacional do governo Trump, em imagem de julho de 2019
Erik Simander/AP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está aberto a negociações com o Irã “sem pré-condições”, disse nesta sexta-feira (3) o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Robert O’Brien, segundo a TV norte-americana CNN.
A declaração ocorre no dia seguinte ao ataque de forças militares dos Estados Unidos que matou o general iraniano Qassem Soleimani.
Segundo O’Brien, o presidente Donald Trump se ofereceu para conversar “a qualquer momento” com o Irã, mas “esses esforços foram rejeitados”.
O secretário afirmou à imprensa que o Irã pode “se sentar com os Estados Unidos” para negociar e “se comportar como um país normal que faz parte da comunidade internacional de nações”.
Ele declarou, ainda, que qualquer retaliação do Irã em resposta ao ataque dos Estados Unidos sera “uma decisão muito ruim”. Ele insistiu que Soleimani planejava ataques contra militares e diplomatas dos Estados Unidos no Oriente Médio.
Trump: EUA atuaram para ‘parar uma guerra, não para começar uma’
EUA mataram Qassem Soleimani para desmobilizar ‘um ataque iminente’, diz Pompeo
Trump diz que objetivo do ataque a general do Irã foi parar guerra
Local onde general iraniano foi morto em Bagdá, no Iraque
Roberta Jaworski/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui