O Irã nomeia novo comandante da Guarda Revolucionária




Major-general Esmail Qaani foi escolhido para chefiar unidade de elite. Uma foto divulgada pelo gabinete do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, em 3 de janeiro, mostra o novo chefe da Guarda Revolucionária, Esmail Qaani
Khamenei.ir / via AFP Photo
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, nomeou um novo comandante da Guarda Revolucionária após a morte de Qassem Soleimani. De acordo com um comunicado de seu escritório, o chefe da unidade especial agora é o major-general Esmail Qaani.
“Após o martírio do glorioso general Qassem Soleimani, nomeio o brigadeiro-general Esmail Qaani comandante da força Al-Qods”, declarou Khamenei em comunicado publicado em seu site oficial. “Qaani serviu por anos ao lado de Soleimani. Tem sido um dos comandantes mais importantes da Defesa Sagrada e serviu com o comandante mártir por muitos anos”, acrescentou.
O que se sabe sobre a morte do general Soleimani
A unidade militar de elite – considerada uma organização terrorista pelos Estados Unidos – administra as operações do Irã no exterior.
A nomeação de Qaani ocorre enquanto os líderes iranianos prometem vingança.
O brigadeiro-general Ramazan Sharif, porta-voz do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã, disse que os Estados Unidos irão receber “uma resposta esmagadora”.
Em uma entrevista à Press TV, financiada pelo Estado iraniano, Sharif disse que a morte de Soleimani “fortalecerá ainda mais essa frente de resistência” e “não interromperá a luta dos muçulmanos contra americanos e sionistas … na verdade, injetou sangue novo”.
Qaani se tornou vice-comandante da unidade de elite, braço no exterior da Guarda Revolucionária do Irã, em 1997, quando Soleimani tornou-se o principal comandante militar do país. Em 2017, ela afirmou que ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, contra o Irã vão trazer “danos à América”. “Nós enterramos muitos… como Trump e sabemos como lutar contra a América”.
Initial plugin text

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui