Trump diz que Irã nunca terá arma nuclear




Após morte de general, Irã declarou que vai enriquecer urânio além dos limites; em 2018, Trump retirou os EUA do acordo nuclear de 2015, cumprindo uma de suas principais promessas de governo. Donald Trump com Melania Trump e o filho Barron no dia 5 de janeiro de 2020
Mike Theiler/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (6) que o Irã nunca terá uma arma nuclear.
Initial plugin text
A assessora da Casa Branca Kellyanne Conway afirmou, mais cedo, que Trump está aberto a renegociar o acordo nuclear com o Irã se o país “começar a se comportar como um país normal”.
Irã diz que nível de enriquecimento de urânio no país não terá mais limites
Helio Gurovitz: Irã mais perto da bomba
Em 2018, cumprindo uma de suas principais promessas de governo, Trump retirou o seu país do acordo multilateral firmado por seu antecessor, Barack Obama, em 2015.
Kellyanne Conway durante coletiva na Casa Branca, em 6 de janeiro de 2020
Kevin Lamarque/Reuters
O Irã afirmou em comunicado no domingo (5) que seu trabalho de enriquecimento de urânio não respeitará mais o acordo nuclear de 2015, que limitava o nível de enriquecimento a 3,6%, e que sua produção não terá mais restrições.
O anúncio foi feito depois que o Conselho de Segurança Nacional iraniano fez uma reunião de emergência para discutir a política nuclear do país após o assassinato do general Qassem Soleimani, morto em um ataque aéreo dos Estados Unidos em Bagdá na semana passada.
O governo de Teerã afirmou na nota que retornaria ao acordo nuclear se as sanções impostas pelos Estados Unidos contra o país fossem removidas e os interesses do Irã fossem garantidos.
Premiê iraquiano pede saída de tropas americanas, e Trump faz ameaça
Além de não mais limitar o nível de enriquecimento de urânio, o Irã afirmou que a quantidade do elemento químico enriquecido armazenada em seus estoques, bem como as pesquisas para o desenvolvimento de suas atividades nucleares, também serão irrestritas.
O urânio de baixo enriquecimento é usado para produzir combustível para reatores nucleares, mas, potencialmente, pode servir para a produção de armas nucleares.
O país assinalou, no entanto, que “a cooperação do Irã com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, que fiscaliza o programa nuclear de Teerã) será mantida”.
Initial plugin text

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.