Ataque do Irã a bases dos EUA no Iraque: veja a repercussão




Autoridades do mundo se manifestaram após duas bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas serem atingidas por mais de uma dúzia de mísseis iranianos. Emissora iraniana noticia lançamento de mísseis contra alvos no Iraque
Iribnews/Reprodução
Autoridades do mundo se manifestaram após duas bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas serem atingidas por mais de uma dúzia de mísseis iranianos. O ataque aconteceu na noite desta terça (7) – madrugada de quarta (8) no horário local.
A Guarda Revolucionária do Irã assumiu a responsabilidade pelos lançamentos dos mísseis a ambas as bases.
Veja repercussão:
Ali Khamenei, líder supremo do Irã
“Uma ação militar como essa não é suficiente. O importante é acabar com a presença corrupta da América na região. Esta região não aceitará a presença da América”, disse Khamenei em um discurso televisionado.
O líder ainda afirou que os ataques foram “um tapa na cara” dos Estados Unidos e descartou qualquer retomada das negociações com Washington sobre o acordo nuclear de 2015.
Benjamin Netanyahu, Primeiro-ministro de Israel
“Qualquer um que tentar nos atacar vai sofrer um golpe devastador”, afirmou Benjamin Netanyahu durante uma conferência em Jerusalém na manhã desta quarta-feira (8).
“Qassem Soleimani foi responsável pela morte de inúmeras pessoas, ele desestabilizou muitos países por décadas e ele planejava algo muito pior. O presidente Trump deveria ser parabenizado por agir rapidamente com coragem e determinação contra esse chefe terrorista, que arquitetou e dirigiu a campanha de carnificina e terror no Oriente Médio e no mundo.”
Ele afirmou ainda que: “Israel está completamente ao lado dos Estados Unidos. A América não tem melhor amigo do que Israel e Israel não tem um amigo Melhor do que os Estados Unidos.”
Donald Trump, presidente dos EUA
“Está tudo bem! Mísseis lançados do Irã contra duas bases militares localizadas no Iraque. Avaliação das vítimas e mortes ocorrendo agora. Até o momento, tudo bem! Temos, de longe, as forças armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo! Farei uma declaração amanhã de manhã.”
Initial plugin text
Hassan Rouhani, presidente do Irã
“O general Soleimani lutou heroicamente contra ISIS, Al Nusrah, Al Qaeda e outros. Se não fosse por sua guerra ao terror, as capitais europeias estariam em grande risco agora. Nossa resposta final a seu assassinato será expulsar todas as forças americanas da região.”
Initial plugin text
Javad Zarif, ministro de Relações Exteriores do Irã
“O Irã adotou e concluiu medidas proporcionais em autodefesa. Nós não buscamos a escalada [do conflito] ou a guerra, mas nos defenderemos de qualquer agressão.”
Initial plugin text
Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia
Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, afirmou que o uso de armas “deve parar agora” para diminuir a escalada de tensões e “dar espaço para o diálogo” sobre a situação no Irã e no Iraque.
Resumo dos acontecimentos:
mais de 12 mísseis foram lançados pelo Irã contra 2 bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas
o Pentágono confirmou o ataque, o Irã assumiu a responsabilidade e ameaçou realizar ataques dentro dos Estados Unidos se os americanos revidarem a ofensiva
a ação é vingança pelo assassinato do general iraniano Qassem Soleimani
houve relatos iniciais de vítimas iraquianas, que não foram confirmados
Trump não falou publicamente, mas reagiu no Twitter com um post em que afirma que “está tudo bem”
O preço do petróleo subia no mercado futuro por volta de 22h (horário de Brasília)
Initial plugin text

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.