[ad_1]


A dois dias da Super Terça, ex-vice de Obama ganha fôlego para consolidar-se como pré-candidato da ala moderada do partido na disputa com Bernie Sanders. O ex-vice-presidente Joe Biden fala durante um comício em Colúmbia, na Carolina do Sul, na noite de sábado (29), data da primária no estado. Pré-candidato dos democratas, ele disputa a nomeação do partido para concorrer contra Donald Trump pela Casa Branca, em novembro.
Gerald Herbert/AP
A vitória acachapante na Carolina do Sul trouxe Joe Biden de volta ao jogo, após os desempenhos medíocres nas prévias de Iowa, New Hampshire e Nevada. O ex-vice-presidente de Obama alcançou novamente a superfície, mostrando que ainda conta com uma boa reserva de oxigênio junto ao eleitorado negro.  
A dois dias da Super Terça, Biden, no entanto, está atrasado para cumprir o objetivo de consolidar-se como a alternativa moderada para vencer o senador Bernie Sanders. É verdade que ele tem chances de repetir a performance da Carolina do Sul em outros estados do Sul, com proporções semelhantes de eleitores negros.
Mas precisa vencer outros fantasmas que assombram sua candidatura. Sanders está à frente nas pesquisas nacionais, com sólida vantagem em estados como Califórnia e Texas, que juntos perfazem 755 dos 1.357 delegados disputados nas 15 prévias da Super Terça.
Eleições dos EUA: democrata Joe Biden ganha prévia na Carolina do Sul
A imprescindível vitória de Biden na Carolina do Sul, com quase metade dos votos, deve também recuperar a confiança de doadores, interessados em frear a ascensão de Sanders.  Foi neles que o ex-vice-presidente mirou para certificar-se como um autêntico democrata, diferenciando-se do independente Sanders e do ex-republicano Michael Bloomberg.
“Se os democratas querem um candidato que seja democrata – um democrata vitalício, um democrata orgulhoso, um democrata Obama-Biden – então juntem-se a nós.”
O resultado na Carolina do Sul limou um dos oito pré-candidatos da corrida democrata: o milionário Tom Steyer, que investiu pesado no estado, mas não conseguiu nenhum delegado.  
Para o bem do partido, após a Super Terça é previsto que outros saiam do caminho. As candidaturas de Pete Buttigieg e Amy Klobuchar praticamente murcharam.  A senadora Elizabeth Warren já antecipou que pretende manter-se na corrida. 
A questão é saber por quanto tempo as duas fileiras democratas sustentarão esta divisão no partido. Quanto mais insistirem no duelo entre moderados e progressistas, mais vulneráveis chegarão à convenção de julho, em Milwaukee, e menos tempo terão para se recompor e enfrentar o atual inquilino da Casa Branca. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui