CARTA CAPITAL: Gilmar Mendes, o Ministro e empresário da República; ENTENDA!

1

Os 20 mil habitantes da mato-grossense Diamantino podem se orgulhar. Um filho da terra é hoje a figura mais influente do Brasil. À frente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes controla o destino do presidente Michel Temer, alvo de um processo de cassação na ação contra a chapa que elegeu Dilma Rousseff em 2014. No Supremo Tribunal Federal, comanda a turma encarregada de julgar uma caterva de parlamentares enrolados na Operação Lava Jato. Ou seja, o ministro é um daqueles que têm nas mãos o destino do Executivo e de parte do Legislativo.

(…)

Por trás da poderosa capa preta de togado, Mendes cultiva uma verve empreendedora digna dos bandeirantes fundadores de Diamantino, capaz de torná-lo uma espécie de juiz-empresário, para usar uma expressão corrente em certos círculos de Brasília. O ministro é sócio de quatro empresas.

(…)

Passados alguns meses, iniciou-se no Mato Grosso uma operação que resultaria na transferência de 7,7 milhões de reais dos cofres estaduais à família do ministro. No centro da história, a Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino, chamada de Uned. A instituição foi criada no fim dos anos 1990, segundo informou o próprio Mendes em 2002 durante a sabatina no Senado que aprovou sua nomeação para o STF. No início, o magistrado possuía um sócio, o fazendeiro Marco Antonio Tozati, “quase que de favor”, como dissera na sabatina. Mais tarde, a instituição seria transferida para Chico Mendes, seu irmão.

Em dezembro de 2012, o então governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, do PMDB, propôs à Assembleia Legislativa alterar a Constituição local para ampliar o repasse financeiro à Universidade Estadual, Unemat. Com a injeção financeira, a entidade viria a encampar a faculdade da família Mendes. Em Brasília, há quem diga que, antes da encampação, o próprio ministro teria sondado interessados em comprar a Uned.

você pode gostar também Mais do autor

1 comentário

  1. wellington antonio da silva Diz

    Este ministro é aparentado com o diabo, e a mìdia faz boquinha de siri e não se entrega totalmente a defeza de nossa sociedade. as montanhas de dinheiro fazem muitos se ajoelharem e deixarem de fazer o correto e passam a desfrutar dos manjares da corrupção pois é benéfico para si e pares,etc,…… … … .. . . . para detrimento de uma sociedade dividia e sofrida sem o minimo de seus direitos (adquiridos na constituição )cumpridos. Avisto no horizonte próximo e muito próximo, a destruição da nossa sociedade que já está sem força para acreditar na justiça desse pais ,pois a mídia televisiva está a muito tempo destruindo o que é de valor em nossas raízes . EX; prostituição ,adultérios , traições, mentiras,ilusões e o incentivo a destruições dos jovens por liberdades que se tornarm libertinagem. criando jovens sem afeto moral. amantes de si mesmo e cheio de desrespeito aos pais, aos mais de idade etc,…ensinando nas novelas tudo isso pare que seu ibóp não caia e suas renda em propagandadiminua drasticamente . não estão procupados com uma nação que se forma com base em familia e seus valores éticos e moráis e formar uma uma sociedade fundamentada no respeito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.