Conselheiro da Comissão de Ética pede afastamento do caso Geddel

0

O conselheiro José Saraiva se reuniu com o presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência, Mauro Menezes, nesta quarta-feira (23), e pediu para não participar da apreciação do caso envolvendo o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, acusado de pressionar o então ministro da Cultura, Marcelo Calero, a liberar uma obra embargada pelo Iphan, na cidade de Salvador.

Calero pediu demissão do Ministério da Cultura, na última sexta-feira (18), e foi substituído pelo deputado Roberto Freire (PPS-SP).

Durante o encontro de hoje, Saraiva pediu para não participar da apreciação do caso, alegando “suspeição por fatos supervenientes”.

Segundo a TV Globo, o conselheiro disse ao presidente da Comissão de Ética que não se considera suspeito para julgar o caso, mas que considerou melhor se afastar porque a isenção dele está sendo questionada em diversas reportagens veiculadas na imprensa.

“Diante do questionamento da minha isenção, prefiro me afastar. No dia que julgarem o caso, nao estarei presente na reunião na hora da pauta. A decisão não foi difícil porque não tenho interesse nenhum neste assunto. Não tenho relação pessoal com Geddel. Meu relacionamento é profissional e social de muitos anos com ele, assim como com muitos políticos da Bahia”, explicou o conselheiro.

Antes, Saraiva já havia pedido vista no processo que investigará o ministro Geddel Vieira Lima, mas voltou atrás, na última segunda-feira (21), quando foi aberto o processo para investigar o ministro.

A Comissão de Ética Pública da Presidência é um órgão vinculado à Presidência, que fiscaliza eventuais conflitos de interesse envolvendo integrantes do governo.

O colegiado não tem poder para punir nenhum servidor público, entretanto, como é um órgão consultivo do presidente da República, pode recomendar ao chefe do Executivo sanções a integrantes do governo, entre as quais demissões.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.