Lava Jato de Moro desmonta a indústria naval e provoca 50 mil demissões

47

Como se diz no popular, a operação lava jato não dá “ponto sem nó”. Cuidadosamente arquitetada pelo imperialismo para ser o principal instrumento do golpe de estado em andamento no Brasil, usando como pretexto o suposto “combate” à corrupção, a lava jato guarda por trás dessa casca de aparência moral e ética, objetivos não tão nobres como os alardeados pelos grandes monopólios da imprensa capitalista.




Se por um lado os golpistas aprovam quase que diariamente medidas que vem no sentido de liquidar todos os direitos trabalhistas e conquistas sociais dos trabalhadores brasileiros, por outro, a operação lava jato cumpre o sorrateiro papel de aniquilar com o parque industrial nacional, favorecendo em ambos os casos os interesses dos grandes monopólios internacionais.




Um exemplo emblemático dessa situação é o desmonte da indústria naval brasileira. Estimulada desde o primeiro governo Lula como parte de uma limitada política de reerguimento de setores da indústria nacional, a construção naval chegou a empregar mais de 80 mil trabalhadores em seu auge, no ano 2011, em vários polos navais pelo país. Dezenas de outros empregos indiretos foram gerados por conta da expansão do setor

A alavancagem do setor tinha por base a expansão do setor de petróleo, em particular o pré-sal. Ainda no primeiro governo Lula foi estabelecido a chamada “política nacional para o setor naval” que resguardava em até 50% a reserva de mercado para as aquisições de equipamentos, navios e plataformas ligadas à prospecção e o transporte de petróleo para as empresas nacionais.

Com a intensificação da operação lava jato a partir de 2014 e o envolvimento de vários estaleiros nas investigações da Petrobrás, empresa carro-chefe no reerguimento do setor, as demissões não param de avançar. Apenas em 2015 foram 25 mil e as previsões para 2016 são a de que o setor encerre o ano com menos de 40% do total de trabalhadores empregados em 2011. E isso porque muitas encomendas estão ainda por ser entregues, o que aponta para um cenário ainda mais sombrio para o próximo ano.

A cada dia, a cada acontecimento, fica claro, de forma inequívoca, que sob o manto da luta contra a corrupção, a famigerada e golpista operação Lava Jato nada mais é do que um instrumento de pressão do imperialismo e da direita reacionária tupiniquim para conspirar e atentar contra os interesses e a soberania do país, atacando e destruindo a economia nacional em favor dos interesses estrangeiros, em particular do imperialismo ianque, articulador e financiador do golpe de estado ora em curso no país.

Causa Operária

você pode gostar também Mais do autor

47 Comentários

  1. VIVECANANDA DUTRA DE SOUZA FIRME Diz

    Para o PT o que interessava eram obras, mais obras, para ter mais lucros na corrupção. O interesse primeiro não era o emprego, o crescimento econômico do País, mas, sim, o crescimento das contas dos corruptos e corruptores. Não importa se as empresas “vencedoras” das licitações eram as corruptoras, desde que pagassem a propina determinada.

  2. alcione duarte de souza Diz

    Esse colunista é venal, pago pela esquerdalha pra postar mentiras e promover desinformação nas mentes dos incautos que acreditam nessas sandices irresponsáveis. Precisamos dar um basta nestes instrumentos dos comunistas!

  3. Joao Diz

    Qual o nome do imbecil que escreve tanta asneira em um só artigo e se esconde sob o nome de “Redação Crick Política” ?

  4. MANOEL LEITE MAGALHAES Diz

    Parabéns ao Adroaldo e Doris, que mostraram que são vacinados contra o P.I.G. (Partido da Imprensa Golpista), o maior Partido de todo o planeta. Infelizmente, os demais, que entendem que são “bem informados”, não passam de vítimas da lavagem cerebral da MÍDIA CANALHA ou são mal-intencionados ou mesmo velhacos; porque hoje o Brasil com quase 15 MILHÕES DE DESEMPREGADOS está bom para os banqueiros e bandidos.
    CONTRA OS FATOS NÃO EXISTEM ARGUMENTOS: o WIKILEAKS DENUNCIOU QUE O MORO FOI TREINADO NOS ESTADOS UNIDOS PARA FAZER O QUE ESTÁ FAZENDO E O TEMER ERA UM AGENTE DE INFORMAÇÕES DOS EUA conforme abaixo:
    Wikileaks diz que Michel Temer atuou como informante dos EUA

  5. MANOEL LEITE MAGALHAES Diz

    Parabéns ao Adroaldo e Doris, que mostraram que são vacinados contra o P.I.G. (Partido da Imprensa Golpista), o maior Partido de todo o planeta. Infelizmente, os demais, que entendem que são “bem informados”, não passam de vítimas da lavagem cerebral da MÍDIA CANALHA ou são mal-intencionados ou mesmo velhacos; porque hoje o Brasil com quase 15 MILHÕES DE DESEMPREGADOS está bom para os banqueiros e bandidos.
    CONTRA OS FATOS NÃO EXISTEM ARGUMENTOS: o WIKILEAKS DENUNCIOU QUE O MORO FOI TREINADO NOS ESTADOS UNIDOS PARA FAZER O QUE ESTÁ FAZENDO E O TEMER ERA UM AGENTE DE INFORMAÇÕES DOS EUA conforme abaixo:
    Wikileaks diz que Michel Temer atuou como informante dos EUA
    DE SÃO PAULO

    13/05/2016 15h08
    Compartilhar28 mil
    Mais opções
    PUBLICIDADE
    O site de vazamentos de documentos Wikileaks afirmou em sua conta no Twitter nesta sexta-feira (13) que o presidente interino Michel Temer atuou como informante da embaixada dos Estados Unidos em 2006, quando era deputado federal.

    A afirmação se baseia em telegramas em que o então cônsul-geral dos Estados Unidos, Christopher J. McMullen, relata ao governo americano conversas com Temer. Os documentos haviam sido revelados em 2011 e voltaram à tona com o tuíte.

  6. Cid Soares Diz

    Matéria carregada de inverdades.
    1- todo tipo de dragagem, escavação do solo marinho tem uma conta a ser paga, a natureza cobra isso.
    2- não tem nada que provoque mais danos a natureza que agua de lastro trazida pelos navios de outros continentes. Eles depositam em nossas águas, elementos que vem no lastro dos navios trazidos de outros biomas e o polo naval manteve-se refem desta TRAPALHADA observando em tudo isso a bio-pirataria que ocorre quando carregam os navios com a nossa água servindo de lastro, levando elementos da nossa fauna e flora marinha.
    3- o governo lula, neste setor, foi um fiasco total, como foi nas negociações internacionais, com a transposição do rio São Francisco e tantos outros esquemas para desestabilizar a nossa economia. E
    4- em meio a todo este mar de lama, veio o desemprego, que hoje, tentam depoisotar na conta de Temer, que diga-se de passagem, foi eleito com os mesmos votos que elegeram Dilma Rousseff.

    Trocando em miúdos: VÁ A PUTA QUE O PARIU, com esse material que deve estar sendo pago com dinheiro roubado pelo governo Excluido e que utiliza-se comprando blogs e jornalistas malfadados – PT saudações!

  7. Marcos Diz

    Nunca vi tanta asneira junta. Será que alguém é tão burro que acredita nessa sandice?
    A culpa não é dos 13 anos de roubalheira dos governos, mas de quem combate a corrupção?
    Tome vergonha na cara!

  8. Ivan Diz

    Vão à merda ! Vão pra Venezuela, Cuba, Coreia do Norte. Levem toda a corja da esquerda caviar e dos idiotas úteis como vocês. Nem acredito que li esta bosta de “reportagem”. Gente retardada.

  9. Milton Diz

    Este cara é tão burro, deve ser aqueles comprados pelo pt e seus aliados como mo próprio pmdb, pois que colocou o pmdb no poder, foi o mesmo pt, agora vem este imbecil dizer que a culpa do desemprego, se a economia esta deste jeito é culpa do Moro, se enxerga o povo não é burro. Quem causou todos estes prejuízos para o Brasil, foi a ganancia do Lula ,Dilma e Seus asseclas.

  10. Tim Jr Diz

    Você é uma besta, envergonhe-se de si mesmo.
    O dia que for traído venda o sofá, a culpa deve ser dele.

  11. Álvaro Nogueira Diz

    Sites como esses são como lanças perfurando nossos olhos e fazendo-nos lembrar do governo e propaganda nazista!

  12. Hamilton Vera Diz

    Que artigo mais sem noção. Tão medícore que nem coloca o nome do autor “Causa Operária”

  13. Diego Diz

    kkkkkkkkkkkk
    que merda de matéria…bosta de vermelho a vista!
    ta çerto.

  14. Elcenir de Carvalho Diz

    Esse colunista nem se quer assinou esta matéria fdp, e eu perdendo tempo!!
    Vamos em frente, Dr. Sérgio Moro, Lava Jato, Polícia Federal.

  15. Carlos Sandino Diz

    Vocês sao uns merdas canalhas… Nada mais!!! Depois reclamam de repressao…

  16. Marcus Silva Menezes Diz

    Bem segundo este anencéfalo que vomitou este texto, se ele descobrir que sua filha de dois anos esta sendoestuprada diariamente pelo chefe dele, ele nada fará, pois se denunciar o chefe dele, e este chefe mandar ele embora a culpa será do delegado que prendeu o estuprador.
    O resto, o crime cometido é um detalhe a se ignorar.
    Usei esta comparação hedionda, pois para mim o que esta corja fez É UM CRIME HEDIONDO, quantas crianças hoje estão passando fome, vendo seus pais humilhados precisando viver de doações

  17. Garivaldino Ferraz Diz

    Muita falta de vergonha na cara de quem alega que uma investigação de roubos e falcatruas está destruindo alguma coisa.
    Se alguma empresa passa dificuldades em função das investigações é porque se beneficiou das patifarias ocorridas e que, aos poucos, estão sendo reprimidas.
    Os problemas pelos quais passa o país devem-se aos últimos treze anos de roubos e canalhices dos pulhas manipulados pelo Odebrecht.
    Quem redigiu o texto acima deve ser muito imbecil ou andou pastando maconha estragada!

  18. Alan Diz

    Ai ai. Como não amar a lava jato e o capitalismo? A direita tem que aniquilar a esquerda mesmo.

  19. Clayton Diz

    A indústria naval mercante está em queda. Vários países tem indústrias navais fortes, e a produção estava muito alta. Culpar a Lava Jato pelos crimes dos políticos e empresários é no mínimo de cunho criminoso. O que está ainda acabando com o país é a corrupção, e não o combate à ela. Se querem gozar de credibilidade nos dias de hoje, tenham responsabilidade ao escrever seus artigos.

  20. Patricia Diz

    O Brasil è esta merda por “pessoas como voce ” que acha que quem combate a corrupção feitas por politicos safados é o culpado… o ameba pois so pode ser uma ameba para escrever isso !!! O culpado sao os politicos que com a desculpa de construir, aumentar, enfim tudo isso vai so pegando comissão, isso se voce não sabe é crime seu asno!!!! Todos eles políticos são corruptos tirando 1 ou 2 !!!!

  21. André Diz

    Vergonha na cara passou longe em petezada de bosta, vai lá e chupá o saco do Lula de uma vez ,e vê se para de ficar escrevendo merda ….

  22. Mauricio Diz

    Hahahahahaha, não adianta mais nem publicar essas mentiras que a PTzada sumiu até dos comentários!!!!!

  23. Laser Diz

    Há 4 anos atrás eu que tinha uma empresa minúscula de 14 funcionários tive que demitir 9 , meu conhecidos fizeram o mesmo , dezenas de milhares de empresas fizeram o mesmo ou faliram durante o ” governo” daquelas amebas acéfalas. É muito triste mas 50mil funcionário de uma empresa desse tamanho está na proporção. Não é isso que o comunismo/socialismo faz? distribuir igualmente a pobreza , conseguiram!

  24. Reinaldo Diz

    Reportagem vagabunda wurm quebrou o país foi lula e sua quadrilha bandos de ladrões onde o pt governou como MG RS r apoio RJ onde têm político tem ladrão a culpa não e do juiz Sérgio moro e sim da alma mais honesta deste país

  25. Rafael Diz

    É lógico que um alienado que escreve um texto desses não vai ter peito pra assiná-lo…
    Além de doente é covarde.

  26. J Cassimiro Diz

    Pode até ser um conto… Mais me trás uma certa veracidade…Depois que 1/3 de anjos foram enganados por acreditar naquele que se dizia “O anjo dá Luz”…Pela qual depositaram toda a sua Fé nele… É que entendo que existem “pessoas” igualzinho a esses anjos… E o Brasil sendo representado depois de Sevilha de milênios.

  27. MARGARIDA JERONIMO Diz

    OU,DIREITA COVARDE,DESTE PAÍS,MUITOS DOIDOS SEM NOÇÃO DE VIDA DE QUALQUER NATUREZA,ESSES SÃO SIM, PESSOAS PERVERSAS QUE ESTÃO ENTRE NÓS!SAI PRA SATANÁS

      1. alcione fridlund Diz

        Bota merda nisso, e a esquerdalha toda é uma bosta total.

  28. Mario Diz

    Sinceramente….Quem foi o energúmeno que escreveu tanta merda??? No mínimo de algum sindicato, que não trabalha e vive do suor daqueles que batem cartão….. Infeliz, imbecil, retardado….Procura se informar o que aconteceu com a Itália, a não ser que vc ache a Venezuela uma maravilha!!!!

    1. Rick Melenas Diz

      Há 4 anos atrás eu que tinha uma empresa minúscula de 14 funcionários tive que demitir 9 , meu conhecidos fizeram o mesmo , dezenas de milhares de empresas fizeram o mesmo ou faliram durante o ” governo” daquelas amebas acéfalas. É muito triste mas 50mil funcionário de uma empresa desse tamanho está na proporção. Não é isso que o comunismo/socialismo faz? distribuir igualmente a pobreza , conseguiram!

  29. Roger Diz

    Eu estou abismado com o que acabo de ler. Então , o país chegou ao fundo do poço por conta da Lava Jato? A culpa é do Juiz Sérgio Moro? Foi Moro junto com os procuradores que governou o país por mais de 13 anos aparelhando e roubando a Petrobras e todas as demais estatais, dando obras para empreiteiras, que em troca pagava milionárias proprinas e enriquecia sistematicamente políticos corruptos, seus filhos, amigos e todos que topavam participar da roubalheira? E no mínimo surreal esse texto! Será que o autor comeu mamona, cheirou cola e fumou craque? Só tenho uma palavra para designar esse texto: LIXO!

  30. Sergio Luiz Bonancio Diz

    Não adianta espernear e publicar matérias absurdamente mentirosas, o governo petista acabou , a verbinha de voçces acabou e o mais tesão de tudo isto é saber que foram voces que votaram na DILMA, colocaram o TEMER ahikkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  31. Luiz R Fontoura Diz

    Só pelo “Cuidadosamente arquitetada pelo imperialismo ” já se percebe que é uma matéria mentirosa, imbecil e tendenciosa postada em alguma página de um comunista de merda. Bando de filhos da puta.

    1. Roger Diz

      Perfeito seu comentário. É exatamente isso.

    2. Roger Diz

      Perfeito! É exatamente isso. Quem escreveu esse texto é um verdadeiro canalha.

  32. Fernando Diz

    Parabéns pelo texto, visão clara do que está por trás desse golpe infame. Acabar com desenvolvimento das capacidades nacionais e acabar com os direitos trabalhistas e sociais.

    1. Ferreira Diz

      Fernando, sinceramente, alguém te ajuda com certeza a pensar assim. Você não tem nem clara ou tosca idéia de contexto de cenário ou de causa ou efeito de responsabilidades. Escuta muito aiatolá por ai em meio as baforadas. Miolo mole mesmo. Espero que tenha guardada alguma mortadela pois a fome já está batendo. Acabou a grana… a esmola. Tem que trabalhar para comer….e agora?? Sem rumo??

      1. alcione duarte de souza Diz

        Fernando, tu és mesmo muito burro cara…

  33. adriano Diz

    quem escreveu esse texto é um baita de um jaguara e só pode que faz parte da quadrilha que saqueou o país. ora, essas demissões ocorrem por que simplesmente as empresas foram mal geridas e, saqueadas entrando em colapso financeiro. a divida da petrobras é impagável por conta dessa gente e vocês me vem com esse papo furado de imperialismo ianque? mas vão pros infernos!

  34. jose Diz

    não acredito que a lava jato seja responsável por isso, e sim a roubalheira e a incomPeTência do PT e sua complicidade com corruptos desse país

  35. Elisa Aurélio Diz

    Ao ler tamanho “impropério” contido no texto acima chego a repensar todos os valores tidos como necessários à civilização brasileira! Ora, meu Deus! A “Lavajato do Moro” – juiz probo, é culpada pela “derrocada da indústria naval brasileira”, que se sustentava via da roubalheira imposta à economia nacional, inclusive sob o conhecimento dos “ilustres” presidentes do País??? Então, roubar (furtar) não é pecado, e corrigir os que se desviam da honestidade, punindo-os, tornou-se o erro mais grave??? O “podre” tornou-se imprescindível ao progresso nacional, e todos os governos hão de ser inspirados pelos ladrões para que o país prospere??? “Louco de jogar pedra” é o que transparece do texto! Ou, pior, o ERRADO agora é o CERTO; e o CERTO agora é o ERRADO! Vamos libertar todos os bandidos condenados e colocar na prisão todos os que primam pela melhor conduta??? Socorro, Abel!!!!

    1. Roger Diz

      Pois é. O cara que escreveu esse lixo de texto deve ter comido muita mamona.

      1. Adroaldo Neves de Lima Diz

        Quem está contra este texto não está sabendo que as propinas começaram com FHC “o entregador de estatais brasileiras para o capital Norte Americano”. Privatizou a Vale, tentou privatizar a Petrobras, não conseguiu. Então traçaram um plano diabólico para quebar a nossa estatal do petróleo, as propinas pra cada obra feita na petrobras. A estatal do petróleo é tão forte e não se abalou. Agora uma nova e grande idéia surgiu: inviabilizar as empreiteiras envolvidas com propinas, que são todas porque era uma imposição do governo FHC. Agora as empreiteiras quebrando estão deixando a petrobras sem recursos de ampliação, prospecção e manutenção de seus equipamentos. A petrobras terá que recorrer as empreiteiras do Tiu San e a tecnologia brasileira irá se perder. Ficando a Petrobras novamente dependendo do poderiu Norte Americano. A indústria brasileira com milhares desempregados e a crise aumentando. Fecharam estaleiros que produziam plataformas e navios. O Brasil estava se libertando das amarras do colonialismo Norte Americano. Pena mas o povo não mereceu, por ter acreditado nos golpistas, traidores da pátria.

        entracem no esquema não participariam fornecem equipamentos de ponta

        1. Doris Diz

          Muito bom ler coisas publicadas de pessoas esclarecida como você Adroaldo !!! Pena que as pessoas que postaram os comentários acima , a maioria não entendeu a reportagem !!! Nossa indústria naval já estava fabricando navios , sendo que um já estava monitorando a costa brasileira , os submarinos já estavam bem adiantados sendo 4 que iriam monitorar na guarda do nosso petróleo !! Como a imprensa é vil logo os leitores menos informados se se tornaram tão vil quanto a própria imprensa.

          1. alcione duarte de souza Diz

            Doris, como tu és burra menina…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.