MEDO? Globo lança editorial ‘pesado’ contra candidatura de Lula

16

Em editorial publicado neste sábado, o jornal O Globo, sinaliza qual é a sua prioridade máxima para 2017: pressionar o Judiciário para que o ex-presidente Lula seja condenado em primeira e segunda instâncias, ficando, assim, impedido de concorrer na próxima disputa presidencial.




Detalhe: Lula lidera todas as pesquisas e é tido como o melhor presidente da história pela maioria dos brasileiros, mas a Globo, que derrubou Dilma, não o quer de volta.

Leia abaixo:

Lula se defende na Justiça com ataque político




Cercado por processos, nos quais já se tornou réu cinco vezes, o ex-presidente volta a usar o artifício da vitimização diante do risco de ficar inelegível

A conhecida capacidade do ex-presidente Lula de se vitimizar e tudo politizar vai ficando cada vez mais exposta à medida que o tempo passa, os inquéritos em que é acusado tramitam e se aproxima 2018, ano eleitoral, quando, não se duvida, ele, se puder, tentará a volta por cima nas urnas, para também conseguir, de quebra, foro privilegiado. Mas é pedregoso o caminho até lá.

A velha maneira de agir de Lula foi detectada assim que seus advogados entraram em cena para defendê-lo em processos que tramitam em Curitiba, no âmbito da Lava-Jato, São Paulo e Brasília. Até agora, o ex-presidente está formalmente acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes, em cinco processos, três dos quais na Lava-Jato.

Desde o início, os advogados partiram para uma defesa política do ex-presidente, enquanto o lulopetismo, certamente pelos mesmos canais usados pelo PT para espalhar no exterior a fantasiosa tese do “golpe” contra Dilma, começou a esculpir a farsa da perseguição política que Judiciário e Ministério Público moveriam contra Lula. Claro, com apoio das “elites”, refletido na cobertura da imprensa profissional.

Enorme balela, mas que mantém mobilizado pelo menos um núcleo da militância. Até faz com que juristas companheiros gastem tinta em textos supostamente técnicos para tentar provar a tese da “perseguição”.

Enquanto isso, Lula parece acelerar o cumprimento de agenda de pajelanças com seu público fiel, sempre aquele que se beneficiou pecuniariamente quando o lulopetismo teve a chave do Tesouro, até explodir as finanças públicas.

O discurso que fez na quinta-feira, em Salvador, num encontro estadual do MST, confirma a estratégia: lançar-se em 2018, com o discurso populista de sempre. Para entreter a plateia, pediu eleições antecipadas — impossíveis, por inconstitucionais. Poucos dias antes, ele havia falado abertamente que não aceitaria ser impedido de obter registro eleitoral para as próximas eleições.

E o risco é grande. Se condenado em algum desses processos e a sentença for confirmada em segunda instância, não apenas Lula será obrigado a cumprir a pena imediatamente, como, segundo a Lei da Ficha Lima, ficará inelegível por oito anos. Dureza. Se considerarmos a relativa rapidez com que o juiz Sérgio Moro, de Curitiba, emite sentenças, quase sempre confirmadas, também com presteza, pelo Tribunal de Porto Alegre, os prognósticos são negativos para o ex-presidente.

Daí a estridência, e a frequência, com que começa a falar com a militância, mas sem se arriscar em espaços públicos. A persona da vítima perseguida será cada vez mais incorporada. Inclusive por seus advogados. Se não é possível combater no campo jurídico, que se batalhe no político. Só não se sabe se funcionará nos tribunais, independentes por força constitucional.

Mas toda esta manobra tem um aspecto de delicadeza de operação plástica: não melindrar as forças “golpistas” no Congresso, com as quais parte do PT negocia para não ficar ausente da Mesa e de comissões na Câmara e Senado, na renovação das respectivas presidências na volta do recesso. Lula pode ser um livre atirador, ao contrário do partido. Vale acompanhar a convivência entre a legenda e seu criador

você pode gostar também Mais do autor

16 Comentários

  1. Alzira Madeira Diz

    #ForaTemerTraidorGolpista #OPovoNãoÉBoboForaGolpistaGlobo

  2. Regia Silvestre Diz

    A regra é clara: Difamar o Lula e tirá-lo do páreo. Não me influencio por editoriais programados para incriminar um lado só. #Lula 2018. O Brasil pede socorro a ele!!!

  3. José robson de figueiredo falcao Diz

    No mínimo é estranho a Globo não querer o melhor presidente que o Brasil já teve como candidato a presidente em 2018 ! Assopra e depois morde com força!

    1. GILSON BATISTA Diz

      “Se considerarmos a relativa rapidez com que o juiz Sérgio Moro, de Curitiba, emite sentenças, quase sempre confirmadas, também com presteza, pelo Tribunal de Porto Alegre, os prognósticos são negativos para o ex-presidente.” Pois é, com isso confirmam descaradamente o que tentam negar, a perseguição do judiciário. Ou seja a justiça só é rápida contra os adversários.

  4. Damaris Diz

    O ridículo dessa historia e perceber que o JUDICIARIO tem um dono.. a Globo, a ordem e perseguir, condenar se possível prender. Ele tem de ser impedido… aqui quem manda e a globo..Socorro.. quem nos protegerá desse autoritarismo?

    1. sander lucio borges Diz

      Nossa resposta deve ser, não comprar nada que anuncie na globo…não assistir nada que venha da globo…só a falta de dinheiro pode parar esse monstro…..!!vamos sangrar esse mosntro até que ele morra de infecção do seu próprio veneno!!!

  5. Elizeu j Araujo Diz

    Para esse editorial que só revela dor de cotovelo e o grande interesse de neutralizar a volta do homem que nos seus dois mandatos, certamente não aderiu aos interesses do sistema globo, fazendo uso do seu poder de manipular a opinião pública, lança esse jornal difamatório, qual seria mesmo o interesse da direção dessa empresa? Porquê tanto medo do ex-presdente ser novamente eleito, estaria tão endividada assim? A ponto de querer manter no governo o mesmo grupo que teve o seu apoio devastador na aplicação da grande farsa que marcou o ano de 2016 e que o povo jamais se esquecerá do golpe que o país sofreu, francamente é difìcil entender, o povo é a alma da nação, todo o sistema é mantido pelo povo, mas é feito de idiota todos os dias.

  6. Roni Diz

    A opinião pública, ñ deve acreditar nessa balela das organizações globo, pois políticos anteriores, já falavam aos quatro cantos do país, “quando a globo for a favor, temos que ser contra, quando a globo for contra teremos que ser a favor”. Depois disso fica bem claro , que as organizações globo, ñ tem condições de opinar politicamente no país, vai ser sempre suspeita nas posições tomadas, fiquem de fora pois a opinião não tem valor nenhum, eles devem se recolher a insignificância de ser apenas imprensa e só.

  7. Claudio Corrêa Diz

    A Globo de 1989 é a mesma de 2017: GOLPISTA E INIMIGA DA DEMOCRACIA E DOS BRASILEIROS.

    Podem aumentar a dose de Rivotril, Lula tá voltando e 2018 está logo ali na esquina.

    Como dizia o saudoso Brizola: “Se a Globo é contra, seja a favor. Se a Globo é a favor, seja contra”.

  8. Leandro Diz

    Este editorial, mal escrito, por sinal, revela a falta de escrupulos da Globo ! Quando Lula tomar posse, vamos botar essa emissora abaixo !

  9. Jane Maciel Diz

    Nem preciso comentar mais nada, meninos, vcs falaram tudo! A Globo elegeu Collor e quer derrubar Lula…queria crer na Lava Jato se as acusações contra todos denunciados, Temer, Serra
    Aécio, o asqueroso Jucá (ou Caju p os íntimos) se tornassem reus. Globo, muda o disco, tá arranhado!
    Lula 2018!

  10. Alair Diz

    A Globo andou ensaiado críticas pesadas a Maomé, que solte as críticas que eu quero ver aquele Projac nos ares. Eles deviam sentir vergonha de terem promovido a fome matando milhões de pessoas, agora combate covardemente o Maior Presidente que salva o povo da fome.

  11. José Francisco Diz

    Publiquem o meu comentário anterior. Por favor. Não gostaram do comentário? Ou é porque fui contrário ao editorial? Aliás, nem contrário fui, apenas observo tantos outros citados e delatados por crimes de corrupção que não merecem uma linha de editorial, enquanto o Lula vocês fazem praticamente um jornal como editorial. Publiquem o comentário por favor e mostrem que vocês são Democráticos e Apartidários

  12. José Francisco Diz

    Nem o Eduardo Cunha mereceu um editorial assim. Mesmo acusado e preso, Eduardo Cunha Ainda continua idolatrado por pastores evangélicos e pela esmagadora maioria daqueles que forma as ruas pelo afastamento da Dilma. Isso deixa claro que o problema não é a corrupção e sim, a sigla PT. Se o Lula não tem chances em 2018, deixem o cara concorrer e não votem nele!!! Mais daí a Acusa-lo para tentar desconstrui-lo quando dezenas de outros políticos são citados e delatados na lava jato e não merecem uma linha de editorial e nem sequer são lembrados pelos crimes cometidos, Publicam um jornal como editorial contra o Lula! Porque só ele?

  13. valter Diz

    Jamais serão presidentes deste pais. Serra, Aécio, Marina Silva, Alckmin.
    Editorial do globo só influencia a turba ignorante devoradora de novelas e a pseudo elite assalariada que insiste em crer que faz parte da elite porque vai a Miami comprar bugigangas com viagem parcelada a 12 vezes. Globo é paga pelo governo golpista e paga a submidia virtual pre fabricada para implantar mentiras. Não precisamos de um Pablo Escobar presidindo este país

  14. Mariel Diz

    Isso tudo só para eleger o mais carioca de todos os mineiros que já existiram, Aécio Neves. Talvez a Globo queira colocar a nível nacional toda a bagaceira da política carioca em Brasília. Transformar a calamidade do Rio em calamidade nacional…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.