Oposição quer Moraes ‘fora do STF’ e vai à Janot para impedir nomeação

0

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados e dois deputados do PT acionaram a Procuradoria Geral da República nesta quinta-feira 9 pedindo manifestação do órgão “sobre a impropriedade da indicação de Alexandre de Moraes como membro do Supremo Tribunal Federal”, conforme anunciou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

Os deputados pedem que a PGR, comandada por Rodrigo Janot, “apure eventuais irregularidades cometidas”, como “desvio de finalidade”, por Michel Temer ao fazer a indicação, uma vez que Moraes é um homem de “absoluta confiança” do presidente. O documento lembra que Temer está envolvido na Lava Jato, tendo sido citado 43 vezes apenas em uma delação.

“Caso o indicado venha a ter sua indicação ratificada, assumirá a condição de, não apenas membro da Corte que eventualmente o investigará e julgará, mas de revisor dos processos relacionados à Operação Lava Jato no plenário do Tribunal, situação que beira o absurdo. Dessa forma, há claros indícios de desvio de finalidade no ato resultante em sua indicação”, diz ainda a petição.

O documento é assinado pelos deputados Glauber Braga (PSOL-RJ), líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (PSOL-RJ), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), Luiza Erundina (PSOL-SP), Ivan Valente (PSOL-SP), Jean Wyllys (PSOL-RJ), Paulo Teixeira (PT-SP) e Henrique Fontana (PT-RS.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.