Renan negocia cargo para PSDB contra ‘Centrão’ de Cunha

0

O líder da bancada do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), abriu negociação com o PSDB e ofereceu a relatoria do Orçamento da União a um deputado tucano, em lugar do nome apresentado pelo “Centrão”, o do deputado Cacá Leão (PP-BA).

Esse entendimento reafirma o embate de Renan com o grupo de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara preso em Curitiba. Tal como disse Renan na semana passada: “Entre o centrão de Eduardo Cunha e o PSDB, eu sou radicalmente a favor do PSDB”.

Para viabilizar a ida de um tucano para a relatoria da Comissão de Orçamento, foi feito o cálculo do tamanho das bancadas a partir do resultado eleitoral, dando ao PSDB o cargo num rodízio entre as diversas bancadas.

As movimentações de Renan Calheiros têm surpreendido o Palácio do Planalto nos últimos dias.

Nesta terça, o presidente Temer convidou a bancada do PSDB, liderada por Renan, para um jantar no Palácio da Alvorada.

Em lugar de confirmar a presença na noite desta terça, Renan preferiu deixar para esta quarta, demonstrando que não está ansioso para um encontro com o presidente da República.

Ao mesmo tempo, Renan tem reafirmado, a cada momento, seu posicionamento em favor de mudanças na proposta de reforma da Previdência, um dos assuntos mais caros ao presidente Temer.

Para o Planalto, isso é um importante sinal de que precisa conversar mais com a bancada aliada, em especial, a do PMDB de Renan.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.