VERGONHA: Gilmar Mendes dará palavra final sobre novo ministro; ENTENDA!

0

Do JornalGGN:

A Folha de S. Paulo publicou nesta segunda que o ministro Gilmar Mendes se “transformou numa espécie de conselheiro informal” do presidente Michel Temer sobre assuntos jurídicos e “deve passar por ele a escolha de um nome” para substituir Teori Zavascki no Supremo Tirbunal Federal.

O ministro Gilmar Mendes foi visto em uma “conversa” com Temer no sábado (21), e almoçou no mesmo dia com Eliseu Padilha, da Casa Civil. Depois disso, o magistrado – que presidente a segunda turma do Supremo responsável pelos julgamentos da Lava Jato – apareceu na imprensa defendendo que o relator da operação seja escolhido por Temer, que tem a prerrogativa de indicar o substituto de Teori.

Gilmar é autor de uma decisão que abre a possibilidade de que os processos urgentes da Lava Jato sejam sorteados entre os membros da segunda turma. Ele tomou decisão parecida em 2009, quando presidente do STF, enquanto o mensalão estava em andamento.

Mas, dessa vez, Gilmar sustenta que não há nada de urgente na Lava Jato que demande a nomeação de um novo relator às pressas.

Segundo a Folha, além de Gilmar Mendes, outros ministros aposentados do Supremo foram consultados por Temer: Ayres Britto e Ellen Gracie.

“Para evitar um aprofundamento na relação desgastada, Temer deve consultar a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, antes de anunciar a decisão final”, diz o jornal.

CONSELHEIRO INFORMAL

Desde que o governo Temer foi instaurado, Gilmar Mendes vem aparecendo na imprensa como conselheiro informal também dos aliados da presidência no Congresso. Foi ele quem, segundo o senador Renan Calheiros, defendeu que uma lei contra abuso de autoridade fosse debatida pelo Senado, entre outros projetos.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.