Cartaxo encontra prefeito de Natal e diz que crise é para ser superada

0

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, recebeu o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, no início da tarde desta quarta-feira (26), em seu gabinete no Centro Administrativo Municipal (CAM) para discutir as estratégias adotadas e trocar experiências exitosas nas administrações das duas capitais para enfrentar o período de crise econômica no país. Segundo Luciano Cartaxo, é com capacidade de gestão, criatividade e planejamento que a Prefeitura Municipal de João Pessoa vem superando este momento e mantendo o ritmo de entrega de obras por toda a cidade. “Não ficamos chorando nem nos escondendo da crise. Soubemos superá-la”, disse.

O prefeito de Natal afirmou que veio a João Pessoa conversar com Luciano Cartaxo tendo em vista a aceitação do seu primeiro mandato e para conhecer as práticas adotadas na Capital paraibana. “O prefeito Carlos Eduardo veio conhecer de perto nossa experiência na gestão municipal, uma gestão por resultado, que tem apresentado capacidade de superação da crise. A ideia foi compartilhar nossas ações, projetos, e mostrar o que estamos fazendo na cidade e, claro, também conhecer o trabalho que ele vem realizando e as estratégias que adotou, para melhorarmos também nossa administração”, afirmou Luciano.

Entre as medidas citadas pelo prefeito de João Pessoa, ele destacou os decretos lançados em 2014 e início de 2015, visando a redução das despesas na administração, redução de cargos e uso de veículos, combustível e telefonia, energia e água. Outra ação foi o mutirão fiscal, que facilitou à população o pagamento de tributos vencidos com desconto e gerou mais receita para a PMJP. Essas ações foram possíveis em virtude da criação do Escritório de Gestão de Resultados, implantado por Luciano Cartaxo e já premiado internacionalmente pelas práticas adotadas para o desenvolvimento da cidade.

“Conseguimos superar a crise sem aumentar impostos. Em nenhum momento eu encaminhei à Câmara Municipal nenhum projeto de Lei aumentando impostos para o contribuinte. O diferencial de João Pessoa foi que não ficamos chorando, reclamando ou se escondendo da crise, nós enfrentamos com medidas preventivas e importantes. E vamos sempre buscar as melhores alternativas, pensar a longo prazo, porque a gente ainda não saiu do cenário de dificuldades. Mas temos otimismo, motivação, responsabilidade e, acima de tudo, capacidade de investimento dentro da cidade, melhorando a vida da população, entregando obras importantes e trabalhando para toda a cidade”, explicou.

O prefeito de Natal destacou que a superação da crise é um trabalho diário para todo gestor público. “Nossa batalha é diária para vencer os obstáculos. Não é fácil porque é uma crise que os próprios economistas não se entendem. Antes avaliavam que em 2016 haveria uma reação e não aconteceu. Ao contrário, houve uma deterioração do quadro, um aprofundamento da crise e agora as esperanças se voltam para 2017. Sabemos que a administração do prefeito Luciano Cartaxo é muito bem avaliada e tenho buscado fazer este contato para ver o que podemos fazer junto ao Governo Federal para melhorar a nossa condição e enfrentar a crise”, declarou.

Assim como em João Pessoa, Carlos Eduardo afirmou que também reduziu as despesas na Capital do Rio Grande do Norte. “Estamos editando medidas na receita e medidas na despesa. Nas despesas, estamos agora renegociando todos os contratos de terceirizados, de fornecedores, diminuindo esta relação, contratos de automóveis, de telefonia, de aluguel e imóveis. Lá não temos um Centro Administrativo como João Pessoa, então, estamos juntando secretarias, devolvendo carros, buscando maior controle e rigor nas diárias e viagens. Enfim, uma série de medidas”, disse.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.