Chico Buarque irá com Lula para a Paraíba ‘reinaugurar’ Transposição do Rio São Francisco e população comemora

2

Depois de o presidente Michel Temer ir ao Nordeste brasileiro, para inaugurar o trecho leste da transposição do Rio São Francisco, na última sexta-feira (10), agora é a vez de Lula e Dilma Rousseff subirem ao palanque na região.

Eles escolheram o Dia de São José, celebrado no próximo domingo, para desembarcar no município de Monteiro, na Paraíba. A data é cheia de significados para os nordestinos. Eles acreditam que a chuva, no dia 19 de março, é sinal de que o inverno será bondoso no sertão e semiárido brasileiros.




A decisão de fazer a “reinauguração” da obra se deu após o presidente Temer afirmar que ninguém poderia requerer o papel de “pai” da transposição. “Eu não quero a paternidade desta obra. Ninguém pode tê-la. A paternidade é do povo brasileiro e do povo nordestino. Vocês é que pagaram impostos ao longo do tempo, vocês é que permitiram que pudéssemos fazer grandes investimentos nessa obra, que cada vez mais está sendo festejada”, afirmou, quando da inauguração.

De acordo com informações do site Congresso em Foco, completam a comitiva de Lula e Dilma o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), que também é apontado como pré-candidato à Presidência em 2018, e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB). Este, na última sexta, não se intimidou com a presença de Temer e, durante o seu discurso, agradeceu ao governo do PT.




“Não poderia deixar de me reportar ao governo que vossa excelência (Michel Temer) fez parte, o governo da presidenta Dilma Rousseff. A presidenta foi responsável pelo pagamento de 70% dessa obra. […] É preciso relembrar as coisas a quem deixar de lembrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presidente que iniciou essa obra”, disse em seu discurso.

De acordo com informações da assessoria do Planalto, o trecho inaugurado tem 217 quilômetros de tubulações e seis estações de bombeamento e também beneficia o estado de Pernambuco. As obras do Eixo Leste prometem levar água a 168 municípios dos dois estados, beneficiando 4,5 milhões de pessoas. Após a conclusão do Eixo Norte, que já tem 94,5% das obras concluídas, 12 milhões de nordestinos deverão ser alcançados pela transposição do São Francisco.

você pode gostar também Mais do autor

2 Comentários

  1. Saulo Diz

    Meu Presidente! O único! Respeitem quem soube chegar onde ele chegou! Em 2018 os brasileiros voltarão ao poder! Fecha logo com o Ciro que não tem pra ninguém.

  2. Mabel petazzi Diz

    Muito bem vinda a visita do Lula, Dila e Chico na transposiçao desse rio mitico, com tantas estoria de vida pra contar. Minha unica vontade eh de ir tambem. Grande viva ao povo do nordeste, povo como Lula, que idealizou e fez o que nenhum governante preocupou em fazer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.