Gleisi acusa Fachin de fazer “combinata” com TRF4 e indaga, “o senhor serve a que interesses?”

A senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, foi à tribuna do Senado nesta terça-feira, 26, para fazer duras críticas ao ministro Edson Fachin, por ele ter tirado da 2ª Turma e levado ao Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Gleisi acusou Fachin de atuar combinado com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para manter Lula como preso político. “[Estão] tirando de Lula um direito absolutamente constitucional, de ter seu caso julgado pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal. Ou seja, na véspera do julgamento, faz-se este conluio”, diz.

Relacionadas

Gleisi denunciou que o ministro Fachin, ao colocar para análise do Pleno do STF o recurso de Lula, que deveria ser julgado pal 2ª Turma, pede à Corte que se posicione sobre a inelegibilidade de Lula, situação não prevista no pedido da defesa.

“Como pode, ministro Fachin? Por que levar para o Pleno e por que tratar da inelegibilidade com antecedência? A quais pressões, a que interesses serve o ministro? Eu lamento muito que seja o Estado do Paraná a dar exemplos, através desses agentes políticos e judiciais, tão ruins para o Estado de direito e para a democracia brasileira”, concluiu.

CLICK POLÍTICA com informações de brasil247

você pode gostar também Mais do autor