[ad_1]


Fontes divergem sobre número de mortos. Episódio piora tensão entre Turquia e Síria. Militar sírio posicionado em Idlib, na Síria, nesta quinta-feira (27)
Umit Bektas/Reuters
A escalada de confrontos em Idlib, no norte da Síria, deixou soldados turcos mortos nesta quinta-feira (27). Segundo a agência Reuters, a piora na crise entre os dois países levou o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, a convocar uma reunião de emergência sobre a segurança na região.
O número de mortos no confronto desta quinta está incerto. A agência Anadolu, citada pela Reuters, diz que nove soldados turcos morreram. Porém, o Observatório Sírio para Direitos Humanos fala em 34 mortes, enquanto o governador da província de Hatay diz que 22 morreram.
VEJA TAMBÉM: Pai e filha que brincavam para se distrair em bombardeios deixam a Síria
Também não está claro a autoria do ataque: fontes do governo turco dizem que a ação pode ter partido de forças de Bashar al-Assad na Síria ou mesmo de militares da Rússia, aliada do regime sírio.
A região de Idlib fica próximo à fronteira entre Turquia e Síria. A agência Reuters registrou ambulâncias e helicópteros no local após os relatos do confronto.
Síria retoma controle do sul de Idlib
De acordo com o Observatório Sírio para Direitos Humanos, as forças de Bashar al-Assad retomaram o controle na região sul de Idlib na quinta-feira (26). Segundo a organização, os militares governistas chegaram a 60 cidades e vilarejos desde o início da semana.
Reportagem em atualização

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui