NÃO ABRE: Depois de denunciar Moro à ONU, Lula parte pra cima de procuradores da Lava Jato no CNMP

6

Advogados do ex-presidente protocolaram nesta quarta-feira 10 uma reclamação ao Corregedor Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra atos dos procuradores da República Julio Motta Noronha, Roberson Henrique Pozzobom, Jerusa Burmann Veicili e Athayde Ribeiro Costa.

O motivo, segundo a defesa de Lula, foi “terem antecipado juízo de valor em relação a Lula sobre fatos que ainda são objeto de investigação” em peça divulgada à imprensa na última sexta-feira, dia da abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro. Na ocasião, a defesa de Lula já havia apontado que a peça do MP teve como objetivo “servir de manchete” contra o petista.

Reclamação apresentada ao CNMP diz que procuradores, “em vez de se limitarem à discussão jurídica” em torno da competência do juiz Sérgio Moro para investigar o ex-presidente, disseram que “já há elementos de prova de que LULA participou ativamente do esquema criminoso” e que recebeu “vantagens indevidas”. Leia abaixo a íntegra da nota sobre a reclamação:

Nota

Os advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram na data de hoje (10/08/2016) reclamação dirigida ao Corregedor Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra atos dos Procuradores da República Julio Motta Noronha, Roberson Henrique Pozzobom, Jerusa Burmann Veicili e Athayde Ribeiro Costa por terem antecipado juízo de valor em relação a Lula sobre fatos que ainda são objeto de investigação.

Em manifestações apresentadas em 05/08/2016 em exceções de incompetência que tramitam perante a 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba, referidos Procuradores da República, ao invés de limitarem à discussão jurídica em torno da competência do juízo — tema exclusivo dos incidentes processuais — afirmaram, dentre outras coisas, que “já há elementos de prova de que LULA participou ativamente do esquema criminoso engendrado em desfavor da PETROBRAS, e também de que recebeu, direta e indiretamente, vantagens indevidas decorrentes dessa estrutura delituosa”.

Tal afirmação, além de não estar baseada em nenhum elemento concreto — até porque as investigações estão em curso, inclusive com novas diligências determinadas pela Polícia Federal — viola o art. 8º da Resolução 27/2007, do CNMP, que expressamente proíbe os membros do Ministério Público de “externar ou antecipar juízos de valor a respeito de apurações ainda não concluídas” (art. 8º). Viola, ainda, a regra de tratamento que decorre da garantia da presunção de inocência prevista na Constituição Federal e em Tratados Internacionais que o País se obrigou a cumprir, que impede que se formulem juízos morais contra qualquer cidadão fundados em situações juridicamente ainda não definidas.

A reclamação aponta a troca do devido processo legal pelo sensacionalismo com afirmações sem base, buscando condenação por um trial by media.

O documento está disponível em www.abemdaverdade.com.br

Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira

você pode gostar também Mais do autor

6 Comentários

  1. Yong Held Diz

    If you want a credit, a loan, quick and serious funding and especially with NO FEES in advance, MEILLEUR CREDIT remains the best solution. Take fast contact with them ( http://www.meilleur-credit.net )

  2. website here Diz

    I simply want to mention I am new to weblog and honestly savored you’re website. Most likely I’m planning to bookmark your website . You definitely have incredible articles and reviews. Kudos for sharing with us your website.

  3. Alberto Diz

    Só no Brasil que ocorre isso, o político em questão está envolvido até o pescoço em desvio de dinheiro, como a lava-jato, e ninguém tem prova. Além do mais o bandido se sente ofendido. Cadeia no Brasil foi feita pra pobre…….

  4. Wilson Machado Diz

    Em que se transformou o Judiciário em nosso país. A paixão política acima da razão e da Justiça,uma pena.

  5. Heleno soares Diz

    Tem que provar. Eu desconfiava que realmente a justiça tinha uma prova irrefutável. Os procuradores dessa forma me decepcionam, parece que querem mesmo apenas sujar a imagem do Ex presidente LULA. Pena!

  6. Maria Noeli Faé Diz

    Os golpistas transformaram o Brasil na sucursal do inferno… onde a mentira, a safadeza, a simulação, o golpe … é a regra. Os bons servem de mofo e os maus de exemplo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.