PESQUISA MATA MORO: Em Pernambuco, Lula lidera com folga corrida rumo ao Planalto

0

Pesquisa realizada pelo instituto Datamétrica aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo preso em Curitiba, lidera a corrida presidencial em Pernambuco. Segundo o levantamento, Lula possui 41% das intenções de voto contra apenas 9% do segundo colocado, o deputado federal e presidenciável pelo PSL, Jair Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) registra 2% da preferência do eleitorado pernambucano e os demais pré-candidatos aparecem com 1% ou menos.

Na pesquisa estimulada, com o nome de Lula na disputa, o ex-presidente possui 59% das intenções de voto enquanto Bolsonaro aparece com 11%. Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes pontuam com 3%, Geraldo Alckmin (2%) e os demais com 1% ou menos. Quando o nome de Lula é deixado de fora da disputa, a liderança passa a ser de Marina, que registra 15%, seguida por Ciro Gomes (6%). Os demais postulantes permanecem com 1% ou menos. Neste cenário sem Lula, os votos brancos, nulos, ou nenhum dos candidatos salta de 16% para 45%.

Lua também lidera as intenções de voto em um eventual segundo turno. Neste cenário, Lula aparece com 69% das intenções de voto contra 14% de Bolsonaro. Se a disputa for com Alckmin, a distância é ainda maior: 71% contra 7%. Em um cenário de segundo turno sem a participação do petista, Marina Silva registra 34% e Bolsonaro com 16%. Quando o nome de Alckmin é colocado nesta simulação, Marina permanece com 34% e Alckmin apenas 10%. Caso a disputa inclua o nome de Ciro Gomes, ele possui 22% da preferência do eleitorado pernambucano contra 16% de Bolsonaro. Caso a disputa seja com Alckmin, Ciro venceria com 20%% contra 12% do tucano.

A pesquisa Datamétrica foi realizada entre os dias 8 e 9 deste mês junto a 600 eleitores em todas as regiões do Estado. A pesquisa possui margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada no TER-PE sob o número PE-02648/2018.

CLICK POLÍTICA com informações de brasil247

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.