[ad_1]


Estas são as piores inundações em Jacarta desde janeiro de 2013. Um homem se segura em uma corda enquanto distribui comida em áreas alagadas após fortes chuvas em Jacarta, na Indonésia
Willy Kurniwan/Reuters
Pelo menos 29 pessoas morreram em Jacarta em enchentes provocadas pelas chuvas torrenciais durante a véspera do Ano Novo, anunciaram as autoridades nesta quinta-feira (2). Essas são as piores inundações desde as de janeiro de 2013, que deixaram dezenas de mortos.
Em diversos bairros da aglomeração da capital, onde vivem cerca de 30 milhões de pessoas, a eletricidade foi cortada. Várias conexões ferroviárias e um dos aeroportos da cidade foram fechados. Um adolescente de 16 anos foi eletrocutado e outras três pessoas morreram de hipotermia. A maioria das vítimas morreu desta maneira ou soterrada.
Entre as vítimas, está um casal de idosos que ficou preso em casa em um bairro onde a água subiu quatro metros depois do transbordamento de um rio. Outra se afogou e quatro morreram em deslizes de terra. Segundo as autoridades, cerca de 31 mil pessoas foram evacuadas, mas essas cifras não incluem os habitantes das cidades vizinhas de Jacarta.
Enchente histórica deixa mortos na Indonésia
Pior catástrofe desde 2013
As fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra e inundações em muitos bairros. Dezenas de milhares de habitantes da região seguiram para abrigos temporários. Em Bekasi, no subúrbio da capital, as ruas ficaram submersas e cobertas de detritos, com carros empilhados uns sobre os outros. As equipes de resgates utilizaram botes infláveis para evacuar os habitantes que não conseguiram deixar suas casas.
“Esperamos que o número de mortes não seja ainda mais elevado”, disse nesta quinta-feira (2) a ministra das Questões Sociais, Juliari Peter Batubara. Em Lebak, a agência encarregada da gestão das catástrofes confirmou a morte de três pessoas. A polícia afirma estar em busca de oito pessoas desaparecidas na região. Dezenas de milhares de habitantes foram evacuados para abrigos provisórios, e várias casas sofreram estragos.
Esta é a pior catástrofe na região desde as enchentes de 2013, que deixaram dezenas de mortos em Jacarta. As inundações são frequentes, principalmente durante a temporada de chuvas, que começou no fim de novembro. Até agora, 31 mil pessoas já foram evacuadas.
Pessoas passam ao lado de veículos danificados após enchentes e fortes chuvas em Bekasi, perto de Jacarta, na Indonésia
Risky Adrianto/Antara Foto via Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui