A Folha de S. Paulo informou que o juiz eleitoral Marco Antonio Martin manteve a censura pedida pelo candidato à prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno (Republicanos), à pesquisa Datafolha que seria divulgada hoje.
No texto, o periódico, além de informar que o Datafolha vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), subiu o tom contra a decisão do juiz e a atitude do candidato de Jair Bolsonaro em querer impedir a divulgação do levantamento.
“Em ameaça ao direito à informação, essa é a 1ª vez desde Constituiçao de 1988 que juiz proíbe divulgação de pesquisa em SP”, diz o periódico logo na abertura da reportagem.
A decisão da Justiça acatou argumentos da campanha de Russomanno de que alguns aspectos da pesquisa não estariam em conformidade com a lei, como a ausência de ponderação dos entrevistados quanto ao nível econômico, irregular fusão de estratos quanto ao grau de instrução dos entrevistados e simulação tendenciosa de segundo turno diante da ausência de simulações sem a presença do candidato à reeleição Bruno Covas (PSDB).
Click Política