A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, avaliou que uma candidatura de direita pela chamada “terceira via” representa, na prática, o mesmo projeto econômico de neoliberalismo executado pelo governo de Jair Bolsonaro.
“Se for analisar o projeto econômico [da terceira via] é o mesmo que o Bolsonaro apresenta: a linha liberal”, afirmou a dirigente petista em entrevista ao Grupo Folha, de Londrina (PR). “Ou seja, vão dizer à sociedade ‘temos um nome mais legal como alternativa’, mas que na prática quer implantar o mesmo projeto que tira direitos, que irá privatizar e não irá fazer os investimentos que precisam. É isso que vai diferenciar. Se essa terceira via não for competente para mostrar isso, Bolsonaro vai continuar no extremismo dele e levando gente desse campo para votar nele”, prevê a presidenta do PT.
Gleisi traçou um panorama do atual quadro político, reforçou a importância das manifestações pela saída de Bolsonaro da Presidência e afirmou que não existe polarização entre Lula e Bolsonaro, que tem claras inclinações fascistas.
Para a presidenta do PT, é papel das legendas e suas coligações lutar pelas regras democráticas estabelecidas pela Constituição, pela lei, e apresentar seus projetos para apreciação popular no primeiro turno das eleições. “No segundo turno os partidos se ajeitam conforme o projeto. Me preocupa essa história que Lula é polo de Bolsonaro, Bolsonaro é extremista e nós não somos. Sempre tivemos clareza no projeto e programas que vamos defender”, afirmou.
Portal Click Política com o Brasil 247.