[ad_1]


Pernambucano está com outros brasileiros que tentaram embarcar para Dubai, mas não havia voos partindo ou chegando de outros países do Golfo Pérsico. Embaixada foi acionada por guia de turismo. Brasileiros estão há três dias em Teerã, na capital do Irã
Reprodução/Arquivo pessoal
Um grupo de brasileiros está há três dias sem sair da cidade de Teerã, capital do Irã, após ser impedido de deixar o país. Segundo o médico pernambucano José Carlos Ribeiro de Sousa, de 79 anos, que saiu do Brasil no dia 14 de fevereiro com outros sete brasileiros, a justificativa para impedir a saída do grupo foi a disseminação do coronavírus no país.
Com 139 casos e 19 mortes, segundo último levantamento do governo, o Irã é o país com a maior quantidade de vítimas fatais depois da China. No Brasil, há um caso confirmado da doença pelo Ministério da Saúde e 20 suspeitos sendo monitorados, um deles em Pernambuco. Os dados foram divulgados nesta quinta (26).
Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil
Coronavírus: o que se sabe sobre o novo vírus que surgiu na China
Em entrevista ao G1, José Carlos Ribeiro contou que, após a chegada em Dubai, nos Emirados Árabes, o grupo pernoitou no aeroporto e, no dia seguinte, seguiu de avião para a cidade iraniana de Shiraz. “Desta cidade viemos de ônibus parando em algumas cidades até Teerã, quando nosso guia tomou conhecimento dessa situação”, disse o médico.
De acordo com o roteiro de viagem do grupo, a ida de Teerã para Dubai estava prevista para a quinta-feira (27), mas a programação foi antecipada e, na tarde da terça (25), eles tentaram sair do Irã. No aeroporto de Teerã, eles foram informados de que não havia voos partindo ou chegando de outros países do Golfo Pérsico.
“O nosso guia é quem está tratando desse problema, mas a razão é para evitar a disseminação do coronavírus, pois aqui no Irã surgiram muitos casos”, disse o brasileiro.
José Carlos Ribeiro mora no Recife e saiu do Brasil no dia 14 de fevereiro
Reprodução/Arquivo pessoal
Na manhã desta quarta (26), o pernambucano informou que o guia do grupo foi até a embaixada brasileira para solicitar ajuda. “Aproveito a oportunidade para apelar ao governo do nosso país que tome as devidas providências para nos resgatar desta situação”, disse o médico.
O G1 entrou em contato com o Itamaraty, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Veja, no vídeo abaixo, o que se sabe sobre o coronavírus:
Coronavírus: sintomas, risco no Brasil e tudo o que se sabe até agora
Initial plugin text

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui