[ad_1]


Por temor de uma forte erupção, mais de 30 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e, no momento, estão impedidas de voltar. Homem pesca enquanto vulcão Taal segue em erupção nesta terça-feira (14)
Eloisa Lopez/ Reuters
As autoridades das Filipinas afirmaram que o vulcão Taal pode continuar a expelir cinzas e lava por semanas. Por temor de uma forte erupção, mais de 30 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e, no momento, estão impedidas de voltar, segundo a France Presse.
VEJA GALERIA DE FOTOS DO VULCÃO
Localizado a cerca de 70 km da capital, Manila, o vulcão entrou em atividade no domingo (12), projetando uma enorme coluna de fumaça no céu.
Vulcão nas Filipinas provoca mais de 200 tremores de terra
Raios impressionantes foram vistos em cima da cratera. O fenômeno pouco estudado pode ser atribuído à eletricidade estática. Veja o vídeo abaixo:
Raio atinge cinzas do vulcão nas Filipinas
Na segunda-feira (13), o alerta para uma erupção perigosa, que poderia ocorrer em horas ou dias, subiu para o nível mais alto. Essa erupção pode desencadear um tsunami que atingiria cidades vizinhas – já que vulcão fica cercado por um lago.
Quando as autoridades soaram o alarme, alertando para o risco de “erupção explosiva”, muitos moradores de regiões vizinhas deixaram para trás o gado e os animais de estimação, além de suas casas e bens.
No meio de um lago
Boneco inflável e boias no lago Taal ficaram cobertos por cinzas vulcânicas após vulcão entrar em atividade
Eloisa Lopez/ Reuters
O Taal é um dos vulcões mais ativos do arquipélago, que fica em uma área de alta atividade sísmica, conhecida como Anel de Fogo do Pacífico. Localizado no meio de um lago, ele atrai muitos turistas.
O diretor do Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (Phivolcs), Renato Solidum, lembrou que as erupções anteriores duraram meses. Segundo ele, é impossível dizer quanto tempo a atividade vulcânica durará desta vez.
O alerta de risco de “erupção explosiva” potencialmente catastrófica pode permanecer em vigor por semanas, dependendo da evolução das observações de campo.
“Temos um protocolo que envolve a espera de vários dias, às vezes duas semanas, para garantir que a atividade do vulcão tenha cessado”, explicou Renato Solidum à AFP.
A última erupção do Taal tinha sido registrada em 1977.
Relâmpago vulcânico é visto em meio à nuvem de cinzas emitida pelo vulcão sobre Tagaytay City, na província de Cavite, nas Filipinas, na noite de domingo (12)
Aaron Favila/AP
Impacto nos voos
Por causa da coluna de fumaça de 15 km de altura e da chuva de cinzas que caiu sobre a região, as escolas da região, escritórios do governo e a Bolsa de Valores das Filipinas não abriram nesta segunda por precaução.
O principal aeroporto internacional da capital Manila foi fechado temporariamente, provocando o cancelamento de centenas de voos. Milhares de passageiros foram afetados.
O Aeroporto Internacional Ninoy Aquino voltou a operar parcialmente ainda na segunda, mas muitos passageiros ainda aguardavam para embarcar nesta terça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui