[ad_1]


Após três eleições em um ano, país vive impasse após nenhum dos partidos conseguir maioria no Parlamento. Nos últimos dias, primeiro-ministro Benjamin Netanyahu iniciou discussões para formação de governo de emergência com opositores para enfrentar crise do coronavírus. Benny Gantz, em foto de 23 de novembro de 2019
Jack Guez/AFP
O presidente de Israel, Reuven Rivlin, irá encarregar nesta segunda-feira (15) Benny Gantz, principal rival do premiê Benjamin Netanyahu, da tarefa de formar um governo, após ele receber o apoio da maioria dos deputados, de acordo com a agência France Presse.
“Por volta do meio-dia desta segunda-feira, o presidente irá encarregar Benny Gantz de formar um governo”, indica um comunicado da presidência, depois que Rivlin se reuniu com representantes dos partidos eleitos nas legislativas do último dia 2.
Segundo uma contagem do gabinete de Rivlin, Gantz conta com o apoio de 61 deputados e Netanyahu, de 58. O Parlamento de Israel tem 120 cadeiras. Mas nada garante que as diferentes forças que deram apoio a Gantz neste domingo irão chegar a um acordo na hora de formar uma coalizão estável.
A última votação, ocorrida no início deste mês, colocou o Likud — partido de Netanyahu — muito perto de conseguir a coalizão majoritária. Porém, o atual primeiro-ministro ainda precisava que ao menos três parlamentares de outros partidos integrassem a aliança nacionalista de direita.
Nos últimos dias, Netanyahu, que ainda ocupa o cargo de premiê, iniciou as discussões para a formação de um governo de emergência com opositores para enfrentar o novo coronavírus no país. As conversas incluíam Gantz.
Em comunicado, Netanyahu explicou que esse governo de emergência duraria “um tempo limitado” para “salvar as vidas de dezenas de milhares de cidadãos”.
Gantz, líder do Partido Azul e Branco, concordou em abrir caminho para negociações. “Queremos discutir a formação de um amplo governo de unidade nacional que incluiria representação de todos as partes do Parlamento”, afirmou, em postagem nas redes sociais.
Impasse há um ano
Eleições em Israel: veja quem é quem e o que está em jogo
Israel está sem uma coalizão governista definida há quase um ano. Nesse tempo, os israelenses foram às urnas três vezes para escolher a nova formação do Knesset — nome em hebraico do Parlamento de Israel. Porém, nenhum partido obteve maioria nem conseguiu costurar a maior aliança (saiba mais sobre o assunto no VÍDEO acima).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui