[ad_1]


Após virada na Superterça, ex-vice-presidente agora lidera pesquisas nacionais e deve ampliar vantagem em dia que 352 delegados serão disputados. Washington promete a disputa mais acirrada desta terça (10). O ex-vice-presidente e pré-candidato democrata Joe Biden, durante campanha eleitoral em Los Angeles, Califórnia, no dia 4 de março
Reuters/Mike Blake
Seis estados realizam primárias do Partido Democrata nesta terça-feira (10) nos Estados Unidos. São mais 352 delegados em jogo, que podem virar a balança a favor de Bernie Sanders ou fazer Joe Biden disparar na disputa pela indicação à candidatura à presidência em novembro.
Segundo pesquisas mais recentes, a tendência é que Biden consolide seu novo favoritismo, conquistado depois de uma virada expressiva na Superterça. De acordo com média de pesquisas nacionais compiladas pelo site RealClearPolitics, ele abriu 16 pontos de vantagem, e hoje tem 51,3 pontos, contra 45,3 de Sanders.
O ex-vice-presidente também aparece à frente em pesquisas nos três estados com maior número de delegados desta terça, dois deles com ampla vantagem. Em Michigan, são 25 pontos de diferença (55,3 a 30) e em Missouri, mais de 18 (54,3 a 35,7). A disputa é mais apertada em Washington, com 41,5 a 39,5.
Biden aproveita embalo em Miniterça de 6 estados
Veja o calendário das eleições presidenciais dos EUA em 2020
O senador de Vermont e pré-candidato democrata Bernie Sanders, durante discurso na Universidade de Michigan, em Ann Arbor, no domingo (8)
Reuters/Lucas Jackson
Dos seis estados que votam nesta terça, ao menos três costumam dar preferência a candidatos republicanos nas eleições presidenciais e cinco ajudaram a eleger Donald Trump em 2016. Apenas em Washington – que votou por democratas nas últimas oito presidenciais – ele perdeu para Hillary Clinton.
O resultado mais próximo foi em Michigan, onde Trump venceu com uma diferença de apenas 0,2%, o que leva os democratas a acreditar que podem mudar a tendência este ano.
Eleições americanas: o que está em jogo em Michigan e Washington
Outro estado a se prestar especial atenção é Missouri, já que em 86,67% das eleições presidenciais, quem ganhou ali levou a presidência, segundo o site Ballotpedia.
Já nos outros três estados, é uma tarefa difícil para os democratas tentar virar o jogo: em Mississippi, os republicanos vencem as eleições presidenciais desde 1980, no Idaho e em Dakota do Norte, desde 1968.
Veja a seguir quantos delegados democratas cada estado irá atribuir nesta terça:
Dakota do Norte (ND) – 14
Idaho (ID) – 20
Michigan (MI) – 125
Mississippi (MS) – 36
Missouri (MO) – 68
Washington (WA) – 89
Mapa de primárias democratas de 10 de março
Arte/G1
Prévias anteriores
Dezoito estados já realizaram primárias do Partido Democrata. Joe Biden venceu em 10 deles e conquistou até agora 664 delegados. Bernie Sanders venceu em seis estados e soma 573 – um estado foi vencido por Pete Buttigieg, que desistiu da competição.
Para garantir a nomeação pelo partido, um candidato precisa chegar à convenção, em julho, com 1.991 delegados.
Delegados democratas distribuídos até o dia 9 de março
G1 Mundo
Republicanos
Embora já tenha declarado que irá apoiar a candidatura à reeleição de Donald Trump, o Partido Republicano tem outros pré-candidatos. Alguns estados chegaram inclusive a cancelar suas prévias, mas outros mantiveram o calendário eleitoral e também realizam primárias nesta terça.
Os republicanos terão primárias em Idaho, Michigan, Mississippi, Missouri e Washington. Em Dakota do Norte, Trump seria o único candidato, e por isso 100% dos delegados locais serão atribuídos a ele.
Initial plugin text

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui