[ad_1]


Roma, na Itália, deserta em virtude da quarentena para proteger da Covid-19 o país que registra maior número de mortes pela doença
Andrew Medichini/AP
1) No Medium, Tomas Pueyo explica por que, no atual estágio da pandemia, as medidas de isolamento, quarentena e distanciamento social devem ser tomadas o mais rápido possível e de forma rigorosa em todas as áreas afetadas, ao contrário do que sugere David Katz no New York Times. No Guardian, Jonathan Portes desfaz a falácia de que será preciso aceitar o sacrifício de vidas para salvar a economia da crise gerada pela Covid-19. Em estudo publicado na Social Science Research Network (SSRN), Sergio Correa, Stephan Luck e Emil Verner mostram, com base na história da gripe espanhola de 1918, que a economia entra em contração por causa da pandemia, não das políticas adotadas para combatê-la. No VoxEU, Charles Goodhart e Manoj Pradhan questionam o que será da atividade econômica depois das quarentenas e do período de expansão fiscal e monetária. Na Foreign Policy (FP), Stephen Walt afirma que a pandemia resultará num choque irreversível para a globalização. A FP também ouviu 12 analistas sobre o que mudará no mundo com a pandemia. No Observatório de Política Fiscal, do Ibre-FGV, Denise Neumann reúne as principais ideias que circularam para tentar manter a saúde da economia brasileira.
Steve Bannon, artífice da campanha de Donald Trump e um dos primeiros a acordar para os riscos do novo coronavírus
Reuters/Carlo Allegri
2) Na Vanity Fair, T.A. Frank conta que os primeiros a soar o alarme para o risco do corononavírus nos Estados Unidos foram os apoiadores originais de Donald Trump como Steve Bannon. No New York Times, Katherine Stewart analisa a influência dos conservadores religiosos nas opiniões de Trump sobre a pandemia. A Reuters relata que médicos e profissionais de saúde que chegaram como refugiados da Síria se tornaram essenciais para a Alemanha registrar menos mortos pela Covid-19 que outros países europeus.
Ilustração do Sars-CoV-2, coronavírus causador da Covid-19
Getty Images via BBC
3) Na New Yorker, Siddharta Mukherjee mostra como o coronavírus age no corpo de um infectado. Também na New Yorker, Carolyn Kormann narra a história do vírus na natureza, dos morcegos aos seres humanos. A Wired entrevistou Larry Briliant, epidemiologista considerado um dos principais responsáveis pela erradicação da varíola, sobre a melhor estratégia de combate à pandemia.
O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, discursa ao lado do vice-presidente dos EUA Mike Pence e dos integrantes da Força-Tarefa de Coronavírus na Casa Branca
Jim Watson / AFP
4) Em artigo no New England Journal of Medicine, Anthony Fauci, Clifford Lane e Robert Redfield resumem os desafios no combate à Covid-19. Um estudo preliminar do Centro para Modelagem Matemática de Doenças Infecciosas (CMMID) sugere um método para calcular os patamares de subnotificação nos testes para a doença com base na letalidade registrada dias depois (o CMMID também mantém uma página especial de artigos dedicados à Covid-19). No Centro para a Dinâmica das Doenças Contagiosas (CCDD), da Universidade Harvard, o epidemiologista Marc Lipsitch sintetiza as razões por que a chegada do verão no Hemisfério Norte provavelmente não deverá arrefecer a disseminação da doença. Um estudo no Swiss Medical Weekly tenta medir o efeito da temperatura na taxa de propagação do vírus.
Demanda por UTIs com a evolução da epidemia de Covid-19/Brasil
G1/Editoria de Arte
5) Em artigo preliminar no MedRxiv, pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e da Fiocruz sugerem um modelo matemático para estimar o alcance da epidemia no Brasil. Outro modelo, elaborado pelo matemático Lucas Amorim, pelo economista Gustavo Kay e pelo especialista em saúde pública Gonzalo Vecina Neto, tenta estimar a sobrecarga do sistema de saúde nos estados brasileiros. Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também analisam o impacto da pandemia na demanda por recursos hospitalares nas microrregiões do país. Em nota técnica, um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de São Paulo (USP) constatam que a Covid-19 poderá ser mais devastadora do que se imagina. O avanço do coronavírus pelos municípios brasileiros pode ser acompanhado no site especial da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O Observatório Covid-19 BR prevê os números de avanço da doença nos próximos dias.
O mercado de de Wuhan, onde se suspeita que a nova cepa de coronavírus começou a se espalhar. O estabelecimento está fechado desde 21 de janeiro de 2020
Dake Kang/AP
6) A ferramenta de Gabriel Goh que permite simular o número de infectados e mortos pela Covid-19, segundo o modelo clássico dos epidemiologistas, inspirou NIcholas Kristof a estimar, num gráfico interativo no New York Times, as diferenças de impacto das estratégias de distanciamento social, dependendo do período e do instante em que são adotadas. Outro gráfico interativo do Times conta como o coronavírus saiu da China para o mundo. Diversas rotinas que ajudam programadores de Python a implementar o modelo foram publicadas por Ryan McGee no GitHub. O Times também liberou uma base de dados com informações detalhadas sobre todos os casos da doença nos Estados Unidos. No Covid Stuff, Luca Dellanna analisa as diferentes métricas usadas para avaliar a pandemia e mostra por que poucos prestam atenção aos números corretos. No Popular Science, Sara Chodosh mostra porque os gráficos mais usados geram tanta confusão.
A escritora e ativista americana Susan Sontag
Divulgação/Companhia das Letras
7) A New York Review of Books (NYRB) republicou o texto clássico de Susan Sontag sobre as doenças como metáforas políticas. Também na NYRB, Fintan O’Toole investiga a campanha do pré-candidato democrata Bernie Sanders. Ainda na NYRB, Tim Wu resenha o novo livro de Shoshana Zuboff aobre o poder das gigantes do Vale do Silício.
8) Na Quantum, Andy Matuschak e Michael Nielsen destilam os mistérios da mecânica quântica para principiantes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui