[ad_1]
Tensão entre o presidente americano e sua principal opositora foi um dos pontos altos do tradicional discurso de Estado da União. Enquanto Donald Trump discursa, presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, rasga papel com trechos da fala
Jonathan Ernst/Reuters
O presidente americano Donald Trump e a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, protagonizaram dois momentos de pouca — ou nenhuma — cordialidade durante o tradicional discurso de Estado da União, na noite de terça-feira (4).
Ao chegar ao púlpito para falar diante do Congresso americano, Trump ignorou Pelosi, que havia estendido a mão para cumprimentá-lo. Mas não ficou claro se o presidente americano se recusou a apertar a mão de sua principal opositora, ou se simplesmente não viu o gesto.
Nancy Pelosi estende a mão para cumprimentar Trump e é ignorada pelo presidente Americano
REUTERS/Leah Millis
A saia-justa ficou estampada no sorriso amarelo da presidente da Câmara dos EUA, que em um primeiro momento não encontrou outra reação se não dar de ombros. Mais tarde, no Twitter, ela provocou o republicano e escreveu: “Os democratas nunca deixarão de estender a mão da amizade para fazer o trabalho pelo povo”.
Mas foi ao fim do discurso que Pelosi, a responsável por abrir o inquérito de impeachment contra Trump, deixou ainda mais explícito o seu incômodo com o presidente americano. A democrata se levantou atrás dele e rasgou em várias partes sua cópia do discurso.
Presidente da Câmara dos EUA rasga discurso de Trump
Uma fonte afirmou à rede CNN que a atitude não foi planejada, e a um produtor da Fox News, Pelosi se justificou: “Foi a coisa mais cortês que eu poderia fazer considerando as alternativas”.