[ad_1]


Presidente francês, Emmanuel Macron, manteve o calendário das eleições municipais apesar da crise de Covid-19 no país. Fechamento de fronteiras ocorrerá ‘quando a medida for pertinente’. Veja outras medidas adotadas na Europa. Presidente da França, Emmanuel Macron, anuncia na TV nesta quinta-feira (12) medidas para conter novo coronavírus
Ludovic Marin/AFP
O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta quinta-feira (12) o fechamento de escolas e universidades “até segunda ordem” para conter o novo coronavírus no país. A medida passa a valer na segunda.
Em discurso transmitido na televisão, Macron pediu a todas as pessoas com mais de 70 anos, doentes crônicos ou com problemas respiratórios que fiquem em casa o máximo possível. O presidente francês também pediu que empresas facilitem o trabalho à distância pelos próximos dias.
Escola é fechada por decisão do prefeito em Ajaccio, na Córsega (França)
Pascal Pochard-Casabianca/AFP
Além disso, Macron assegurou a continuidade do calendário das eleições municipais francesas. O primeiro turno está marcado para este domingo, e o segundo, para uma semana depois.
“Não há nada que impeça os franceses, mesmo os mais vulneráveis, de comparecer às urnas”, disse.
Fechamento de fronteiras
Policial com máscara controla passagem na fronteira entre França e Alemanha
Patrick Hertzog/AFP
Macron também reconheceu que deve haver medidas de fechamento de fronteira em coordenação com a União Europeia. “Mas precisaremos tomá-las quando forem pertinentes”, ressaltou.
“O vírus não tem passaporte. Temos de coordenar nossas forças e cooperar”, acrescentou o presidente.
De acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins, a França tinha 2.284 casos de novo coronavírus e 48 registros de mortes pela Covid-19 até a última atualização desta reportagem.
SAIBA MAIS: Encontro religioso acelerou contaminações na França
Viagens entre EUA e Europa suspensas
Aeroporto de Chicago esvaziado nesta quinta-feira (12) após anúncio de restrições de viagem entre EUA e Europa
Scott Olson/Getty Images/AFP
As medidas de Macron foram anunciadas um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impor uma série de restrições de viagens a estrangeiros que estiveram em 26 países europeus da Zona Schengen — área de livre circulação de pessoas que inclui a França.
VEJA TAMBÉM: Impactos das restrições de viagem impostas por Trump
REAÇÃO: União Europeia condena suspensão de viagens
Semanas depois de a China registrar o pico nos casos de novo coronavírus, a doença se espalhou por quase todos os países da Europa. Atualmente, a Itália tem o segundo maior número de casos de Covid-19 — mais de 12 mil — atrás apenas do país asiático epicentro da pandemia.
Europa sob tensão
Em Pioltello, perto de Milão, pessoas usam máscara para ir ao supermercado no 2º dia da quarentena imposta a todo a Itália para frear o coronavírus.
REUTERS/Flavio Lo Scalzo
A Itália tomou medidas restritivas mais duras nesta semana. A circulação de pessoas entre as cidades italianas estão interrompidas, e o governo ordenou o fechamento de lojas, bares e serviços não essenciais até 25 de março.
CATALUNHA: Governo fecha cidades para evitar espalhamento do novo coronavírus
Ainda nesta quinta-feira, o governo da Bélgica anunciou o fechamento de escolas, cafés, restaurantes e algumas lojas para conter o Covid-19 até 3 de abril. De maneira semelhante, Portugal decretou o fechamento de estabelecimentos de ensino e casas de dança até a Semana Santa.
Além disso, em pronunciamento, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, reconheceu que o número de casos vai aumentar consideravelmente nos próximos dias.
“De fato, o número real de casos é maior — talvez muito maior — do que os casos que confirmamos até agora com testes”, disse Johnson.
Veja outras medidas tomadas por líderes europeus no VÍDEO abaixo
Na Europa, governos anunciam novas medidas para conter a epidemia do coronavírus
Para saber tudo sobre coronavírus, adicione nosso número de WhatsApp: +55 (11) 97090-3588 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Ciclo do coronavírus
Arte/G1
Initial plugin text

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui