[ad_1]


Aplicativo que foi escolhido para contabilizar as escolhas dos eleitores não funcionou. Presidente do Partido se desculpou e não respondeu quando números totais serão anunciados. O pré-candidato democrata Pete Buttigieg discursa em Des Moines, Iowa, na segunda-feira (3)
Reuters/Jonathan Ernst
Pete Buttigieg aparece em primeiro lugar no caucus e com o maior número de delegados em Iowa, seguido por Bernie Sanders e Elizabeth Warren, com Joe Biden em quarto lugar, segundo números parciais divulgados nesta terça-feira (4).
Após quase um dia inteiro de atraso, o Partido Democrata de Iowa divulgou uma parcial do caucus realizado na noite de segunda-feira (3), com 62% dos resultados em todos os 99 condados do estado. Isso corresponde a 1099 dos 1765 pontos de votação.
Com 62% dos resultados, a porcentagem de cada candidato no estado é a seguinte:
Pete Buttigieg – 26,9%
Bernie Sanders – 25,1%
Elizabeth Warren – 18,3%
Joe Biden – 15,6%
Amy Klobuchar – 12,6%
Michael Yang – 1,1%
Troy Price, presidente do Partido Democrata de Iowa, se desculpou pelo atraso, mas garantiu que a demora aconteceu para que os dados fossem checados e houvesse total garantia de sua precisão.
“A divulgação dos resultados e das circunstâncias em torno do caucus do Partido Democrata de Iowa em 2020 foi inaceitável”, disse Price em uma entrevista coletiva. “Como presidente do partido, peço desculpas profundamente por isso.”
Preocupação e comemoração
O pré-candidato democrata Bernie Sanders fala com jornalistas após embarcar no Aeroporto Internacional de Des moines, Iowa, com destino a New Hampshire, na terça-feira (4)
Joe Raedle/Getty Images/AFP
Na noite de segunda-feira, os candidatos discursaram a seus apoiadores em Iowa mesmo sem ter confirmação sobre seus desempenhos. Nesta terça, porém, criticaram os responsáveis pela confusão com a divulgação dos resultados.
Elizabeth Warren disse “não entender” o motivo pelo qual o partido prometeu divulgar apenas uma parte dos resultados, em vez de sua totalidade.
“Obviamente, estou decepcionado. Suspeito que poderia falar por todos os candidatos, todos os seus apoiadores e pelo povo de Iowa, que o Partido Democrata de Iowa não foi capaz de apresentar resultados eleitorais convenientes. Não consigo entender por que isso aconteceu, mas aconteceu”, afirmou Bernie Sanders, apontado como favorito nas pesquisas do estado.
Sanders criticou seus adversários Joe Biden, por levantar dúvidas quanto aos resultados, e Pete Buttigieg, por se declarar “vitorioso” em discurso na noite de segunda, embora nenhum número tivesse sido divulgado àquela altura.
O pré-candidato democrata Pete Buttigieg cumprimenta apoiadores em Hampton, New Hampshire, na terça-feira (4)
Spencer Platt/Getty Images/AFP
Mas nesta terça, Buttigieg voltou a usar o termo ao discursar em New Hampshire, onde acontece a próxima prévia, no dia 11. “Ainda estamos esperando um pouco de matemática, mas chegamos com força … e chegamos vitoriosos”, afirmou.
Problemas com aplicativo
Um novo aplicativo para celular deveria ajudar as autoridades do partido a recolher informação dos mais de 1.700 pontos onde foi realizada a prévia foi apontado como o culpado pelo atraso.
Problemas no aplicativo fizeram com que representantes do partido registrassem manualmente os votos –além do tempo mais prolongado, também abre-se a possibilidade de erros na contagem.
Entenda como funciona o Caucus de Iowa, EUA
Tony Price, o presidente de conselho do Partido Democrata em Iowa, disse que o atraso não foi consequência de uma fraude nem de uma invasão de hackers.
O atraso é um argumento contra o caucus, um método de eleição que pode ser caótico, que não envolve votação em urna, mas, sim, agrupamentos em torno de delegados de cada candidato e são criticados por serem antiquados e excludentes.
O aplicativo é uma bagunça, segundo Tom Courtney, o líder democrata do condado de Des Moines, que ouviu reclamações durante as prévias. Ele disse também que ao ligar para a sede do partido, ninguém atendia o telefone.
Resultado de prévia democrata em Iowa atrasa
Sem resultado oficial, pré-candidatos democratas dizem ter sido vitoriosos em Iowa
Helio Gurovitz: A confusão democrata em Iowa
Os problemas são um constrangimento para o estado, que há muitos anos defende o seu status de primeiro nas prévias.
Baixar pouco antes da votação para evitar invasão
Carl Voss, vereador de Des Moines e responsável por um dos locais de votação no caucus, mostra o aplicativo do Partido Democrata de Iowa, em foto de terça-feira (4)
Alex Wong/Getty Images/AFP
O Partido Democrata de Iowa insistiu com um novo sistema de contabilização mesmo com avisos sobre a possibilidade de problemas ou da ação de hackers.
Autoridades do partido disseram ter tomado precauções e mantêm que os erros podem ser corrigidos facilmente com os dados marcados no papel e em outros registros de backup.
Os organizadores dos locais de eleição em Iowa não conseguiram testar o aplicativo de antemão. Eles só o receberam pouco tempo antes da noite de segunda-feira (3), para evitar interferência.
Alguns líderes dos locais onde houve caucus disseram que eles tiveram dificuldade para baixar e entrar no aplicativo e acabaram desistindo de usá-lo.
Os aplicativos não eram plenamente funcionais na noite de segunda-feira (3), de acordo com uma pessoa envolvida no processo.
Voluntário preenche ficha em caucus do Partido Democrata em Carpenter, Iowa, na segunda-feira (3)
Steve Pope/Getty Images/AFP
Os assessores do partido gravaram os resultados por telefone e os inseriram de forma manual em uma base de dados. Foi preciso tirar fotos para validar os resultados e garantir a precisão.
Jonathan Green, que coordenou uma votação, disse que quando ele tentou inserir o resultado no aplicativo, recebia uma mensagem que dizia que havia erro de protocolo.
Ele desistiu e tentou ligar para informar quais eram os resultados. Mas foi colocado em espera e levou horas para poder relatar quais haviam sido os resultados.
Eleitores ouvem discurso da pré-candidata democrata Elizabeth Warren em Ames, Iowa, no domingo (2)
Chip Somodevilla/Getty Images/AFP
Três conjuntos de dados
A demora foi agravada pelo fato de que o partido tentou, pela primeira vez, tornar públicos três informações diferentes.
O primeiro é uma contagem de quantos eleitores apoiaram, inicialmente, cada candidato.
Depois, uma contagem do realinhamento – há uma espécie de segundo turno no caucus; os eleitores de candidatos que tiveram menos de 15% precisam escolher em uma nova rodada só com os políticos que alcançaram mais do que essa porcentagem.
Finalmente, será divulgado o número de delegados que cada candidato conquistou.
“Encontramos inconsistências nas divulgações dos três conjuntos de resultados”, disse o partido em uma declaração.
“É simplesmente um problema de divulgação, o aplicativo não caiu e essa não é uma invasão. As bases de dados e os papéis são seguros e só vai levar mais tempo”, complementou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui