[ad_1]


William Barr disse ainda que a Casa Branca consultou o Departamento de Justiça norte-americano antes da operação que resultou na morte do general iraniano. Donald Trump diz que militar planejava ataque ‘iminente’. William Barr, procurador-geral dos EUA, discursa nesta segunda-feira (13)
Tom Brenner/Reuters
O procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, afirmou nesta segunda-feira (13) que a operação que resultou na morte do general iraniano Qassem Soleimani foi “um ato legítimo de auto-defesa”. Além disso, Barr confirmou que a Casa Branca consultou o Departamento de Justiça antes da ofensiva.
De acordo com a agência Reuters, Barr afirmou que o presidente Donald Trump agiu com autoridade e que o general do Irã era um “alvo militar legítimo”.
“O presidente claramente teve autoridade para agir”, disse.
Pôster de Qassem Soleimani envolto em balas, em imagem feita no Iêmen, em 6 de janeiro de 2020
Naif Rahma/Reuters
Souleimani morreu em uma ofensiva aérea ao aeroporto de Bagdá, capital do Iraque, no início do mês. O ataque desencadeou em uma crise sem precedentes entre os Estados Unidos e o Irã, inclusive com o disparo de mísseis a bases usadas pelos norte-americanos em território iraquiano. No funeral do militar, mais de 50 pessoas morreram pisoteadas.
Trump defende ataque
Ainda nesta segunda-feira, Trump afirmou no Twitter que o ataque que Soleimani supostamente planejava era “iminente”, mas que isso “não importava diante do passado horrível” do general iraniano — na publicação, o presidente norte-americano não deu detalhes sobre as ações anteriores do militar.
Initial plugin text
O Partido Democrata, de oposição a Trump, vem questionando as declarações das autoridades norte-americanas de que Soleimani planejava um ataque que colocaria vidas em risco. Na semana passada, a Câmara dos EUA — de maioria opositora — aprovou resolução que obriga o presidente a pedir autorização ao Congresso antes de adotar qualquer medida militar contra o Irã. O texto ainda precisa de aprovação no Senado, onde os republicanos são maioria.
Initial plugin text

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui