[ad_1]


Dois estados mais populosos e ricos do país e tradicional estado ‘indeciso’ serão essenciais para determinar quem será o futuro candidato democrata à presidência do país. Assista vídeos sobre cada um deles. Eleitores se preparam para votar antecipadamente em local onde acontecerá primária na Superterça, em Los Angeles, Califórnia, no domingo (1)
Mario Tama/Getty Images/AFP
Um único dia reúne prévias eleitorais em 14 estados e pode determinar os rumos da candidatura do Partido Democrata às eleições presidenciais nos Estados Unidos. Na Superterça, que acontece neste 3 de março, serão atribuídos mais de 60% de todos os delegados que um candidato precisa para conquistar a nomeação: são 1357 do total de 1991 necessários.
Veja o calendário das eleições presidenciais dos EUA em 2020
SIGA: Superterça: 14 estados americanos realizam prévias democratas
Os estados da Califórnia e do Texas – os dois mais populosos e ricos do país – são os que possuem os maiores números desses delegados. Outro estado de grande importância por sua imprevisibilidade é a Virginia, considerado o maior “swing state” dos EUA – nome dado aqueles que não mantêm fidelidade a um partido.
Saiba um pouco mais sobre cada um dos três nos vídeos abaixo.
Califórnia
Eleições americanas: O estado da Califórnia
O terceiro maior estado do país é o mais populoso, com 39 milhões de habitantes (12% da população dos EUA) e o mais rico. Se fosse um país, a Califórnia seria o quinto mais rico do mundo, à frente da Índia e logo atrás da Alemanha.
O estado tem uma economia extremamente diversificada. Metade das verduras e frutas dos EUA saem de lá, mas também são fortes as indústrias do petróleo e de energia solar.
Isso sem falar na do entretenimento, sediada principalmente em Los Angeles, e na de tecnologia: mais de 10% das empresas mais ricas do mundo estão no Vale do Silício.
Uma curiosidade sobre a Califórnia é que ela já pertenceu ao México. O estado foi comprado dos mexicanos em 1848.
Na Superterça, os californianos irão definir a quem atribuir 415 delegados.
Texas
Eleições americanas: O estado do Texas
O Texas tem 28 milhões de habitantes e é o segundo estado mais populoso dos EUA, além de ter a segunda maior economia, acima de países como Espanha e Rússia.
O estado, que irá atribuir 228 delegados democratas, é considerado muito forte em agricultura, energia e serviços, tendo por exemplo muitos hospitais.
Conhecido como mais conservador historicamente, o Texas possui, entretanto, algumas cidades notoriamente mais liberais, como Dallas, Austin, Houston e San Antonio.
Virginia
Eleições americanas: O estado da Virgínia
A Virginia abriga o Pentágono e também a CIA, e por isso a economia do estado ganha força quando aumenta o orçamento militar, como tem acontecido no governo de Donald Trump. Com isso, seus índices são positivos, e a taxa de desemprego, por exemplo, é a sexta mais baixa do país.
Com uma população de 9 milhões, alguns dizem que a Virginia é uma “miniatura dos Estados Unidos”, refletindo a diversidade demográfica do país: um em cada 10 residentes é estrangeiro e mais de 100 línguas são faladas no estado.
Um fato que torna a Virginia muito relevante nas eleições é que ele é o maior swing state – estado indeciso – a votar na Superterça. Depois de mais de 40 anos elegendo republicanos, Obama venceu as eleições presidenciais no estado em 2008 e 2012 e Hillary Clintou foi a mais votada em 2016.
Além disso, o estado se tornou cada vez mais democrata desde a eleição de Trump, já que desde então elegeu um governador democrata e três congressistas que ajudaram o partido a assumir o controle da Câmara.
A Virginia irá atribuir 99 delegados democratas nesta Superterça.
Superterça nos EUA
Aparecido Gonçalves/G1
Initial plugin text

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui