[ad_1]


Bernie Sanders lidera pesquisas na Califórnia e no Texas, estados que, somados, atribuirão mais de 600 delegados. Joe Biden se fortalece após desistência e apoio de Buttigieg e Klobuchar. Michael Bloomberg enfim entra oficialmente na disputa. Eleitores da Califórnia votam antecipadamente para as primárias de Superterça, em Santa Ana, no dia 24 de fevereiro
Reuters/Mike Blake
O dia mais importante e que pode definir a nomeação do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 3 de novembro: a Superterça (3) reúne prévias democratas em 14 estados dos EUA, além do território de Samoa Americana.
Os americanos que vivem no exterior começam também nesta terça a votar – o prazo para eles é de uma semana.
Veja o calendário das eleições presidenciais dos EUA em 2020
SIGA: Superterça: 14 estados americanos realizam prévias democratas
Em 2016, foi na Superterça que Hillary Clinton assumiu uma liderança considerada praticamente inatingível e se consolidou como a futura candidata democrata à presidência. Ainda assim, Bernie Sanders manteve sua campanha até a convenção do partido.
Eleitores durante comício de Bernie Sanders em San Jose, California, no domingo (1)
Reuters/Jonathan Ernst
Este ano, a Superterça pode ser ainda mais decisiva, já que passou a incluir a Califórnia, estado com o maior número de delegados do país, e que antes realizava suas primárias em junho. Sozinhos, os californianos irão decidir o destino de 415 delegados, que terão direito a voto na convenção do partido, em julho.
O que está em jogo na Superterça
Somando todos os 14 estados e o território de Samoa Americana, 1357 delegados serão distribuídos pelos eleitores nesta terça-feira. Considerando que um candidato precisa chegar à convenção democrata com 1991 para garantir sua nomeação, é fácil entender o peso da data.
O senador de Vermont e candidato democrata Bernie Sanders durante comício em San Jose, California, no domingo (1)
Reuters/Shannon Stapleton
E a balança parece, mais uma vez, pender para o lado de Bernie Sanders. As pesquisas indicam folgada liderança do senador de Vermont não apenas na Califórnia, mas também no segundo estado com maior número de delegados, o Texas, que tem 228 (veja abaixo no mapa o número de cada estado).
Além disso, ele aparece em primeiro ou segundo lugar nos estados de Massachusetts, Carolina do Norte e Virginia, que também têm grande número de delegados. Atrás dele, aparece o ex-vice-presidente Joe Biden, fortalecido com uma vitória na Carolina do Sul e o apoio de ex-candidatos desistentes (leia mais abaixo).
Michael Bloomberg e Elizabeth Warren também disputam a chance de serem indicados a enfrentar Donald Trump em novembro, embora com menores chances.
Gráfico mostra quantidade de delegados conquistados pelos pré-candidatos democratas
G1
Veja a seguir quais estados têm prévias democratas e quantos delegados cada um irá atribuir na Superterça:
Alabama (AL) – 52 delegados
Arkansas (AR) – 31 delegados
Califórnia (CA) – 415 delegados
Colorado (CO) – 67 delegados
Maine (ME) – 24 delegados
Massachusetts (MA) – 91 delegados
Minnesota (MN) – 75 delegados
Carolina do Norte (NC) – 110 delegados
Oklahoma (OK) – 37 delegados
Tennessee (TN) – 64 delegados
Texas (TX) – 228 delegados
Utah (UT) – 29 delegados
Vermont (VT) – 16 delegados
Virgínia (VA) – 99 delegados
Samoa Americana (território) – 6 delegados
Americanos no exterior – 13 delegados
Superterça nos EUA
Aparecido Gonçalves/G1
Bloomberg
O ex-prefeito de Nova York e candidato democrata Mike Bloomberg durante comício em San Antonio, Texas, no domingo (1)
Joe Raedle/Getty Images/AFP
A Superterça será ainda o grande teste para a candidatura do bilionário Michael Bloomberg, que optou por ficar fora da disputa nos quatro primeiros estados e terá seu nome nas cédulas pela primeira vez agora.
Ele aparece empatado com Bernie Sanders na liderança em Virgínia e em segundo lugar na Carolina do Norte, mas não registra bons números nos demais estados. Apesar dos gastos milionários com propaganda, a campanha de Bloomberg sofreu uma forte queda após seu fraco desempenho em dois debates em que o candidato participou.
Prévias anteriores
Quatro estados já realizaram prévias democratas. O Partido promoveu dois caucus e duas primárias, em Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul. No primeiro, houve um empate entre Pete Buttigieg e Bernie Sanders, com um delegado a mais sendo atribuído a Buttigieg. Sanders venceu em outros dois estados, com um placar apertado em New Hampshire e ampla vantagem em Nevada, e Joe Biden conquistou sua primeira vitória na Carolina do Sul.
O ex-vice-presidente e candidato democrata Joe Biden posa para selfie com eleitores durante evento de campanha em Norfolk, Virginia, no domingo (1)
Alex Wong/Getty Images/AFP
Desistências
Após a sólida vitória de Biden na Carolina do Sul, três candidatos deixaram a disputa, e dois deles, que já haviam conquistado delegados, declararam apoio ao ex-vice-presidente.
Pete Buttigieg e Amy Klobuchar anunciaram, na véspera da Superterça, que preferem que Joe Biden seja o candidato democrata à presidência.
Os 33 delegados já conquistados por ambos – e os que ainda poderão ser atribuídos, apesar de suas desistências – deverão votar em Biden na convenção nacional do partido, em julho.
Republicanos
Embora já tenha declarado que irá apoiar a candidatura à reeleição de Donald Trump, o Partido Republicano tem outros pré-candidatos. Alguns estados chegaram inclusive a cancelar suas prévias, mas outros mantiveram o calendário eleitoral e também realizam primárias na Superterça.
Os republicanos terão primárias nesta terça em Alabama, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah e Vermont.
Initial plugin text

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui